Mulheres que desejam comprar ou alugar um imóvel têm preferência por apartamento padrão com mais quartosFreepik
Além disso, as que desejam comprar formam maioria de casadas, enquanto as que preferem alugar, apesar de ter alta presença deste estado civil, se destacam entre as solteiras. A pesquisa indica ainda que cerca de sete em cada 10 compradoras são mães, sendo destaque significativo no comparativo entre locatárias em que 55% disseram ter filhos.
Com relação às classes sociais, a participação de mulheres locatárias da classe C é maior do que a de compradoras, cuja concentração está na classe B. Já ambos os perfis apresentam alto índice de escolaridade: entre as locatárias é o Ensino Médio, com 32%, enquanto entre as compradoras é de 29%.
Desejo por apartamento padrão
A preferência dos dois perfis é por apartamento padrão, no entanto, a busca por casas para comprar é maior do que a busca por casas para alugar. As compradoras buscam imóveis com mais quartos (média de três), com suíte (70%) e vaga de garagem (93%). Já o tamanho da unidade é de 98,05 metros quadrados (m²) e pretendem ter, em média, três residentes no lar. E as locatárias tendem a preferir unidades com dois quartos e ficam divididas sobre a preferência por suíte (50% indicaram nenhuma suíte), vaga de garagem (72%), metragem do imóvel de 71,23m² e com duas pessoas morando.
Entre os itens de lazer relevantes, churrasqueira, piscina externa, academia, salão de festa e espaço gourmet são os cinco principais para as compradoras e para as locatárias. A importância dos aspectos de localização está, sobretudo, relacionada à segurança da região, proximidade com comércios e oferta de transporte, sendo os mais indicados pelas entrevistadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.