A biometria facial pode ser usada na jornada de compra e de locação de um imóvel para dar mais segurança e rapidez ao negócioFreepik
A assinatura é realizada por biometria facial via aplicativo e, desde que concluídas as etapas da contratação, o documento é enviado automaticamente para o cartório habilitado. Segundo o banco, o tempo de registro dos contratos nesses estabelecimentos deverá diminuir em até uma semana, agilizando a liberação do valor.
Neste primeiro momento, a iniciativa vai abranger cartórios da capital paulista, mas o objetivo é ampliar o escopo para todo o Brasil. "A solução foi desenvolvida para trazer mais agilidade no vai e vem de documentos com cartórios e mais conveniência ao cliente que não precisará ir ao estabelecimento. Ao longo do ano, vamos acelerar a implementação deste sistema em outras regiões de acordo com a disponibilidade dos cartórios para a tecnologia", afirma Sandro Gamba, diretor de Negócios Imobiliários do Santander Brasil.
Já a Porto Bank, vertical financeira do grupo Porto, oferece a biometria facial para o inquilino que deseja contratar o seguro como garantia na hora de alugar o novo lar. As imobiliárias parceiras do Fiança Locatícia irão contar com essa tecnologia, que estava em fase de testes e foi lançada para todo o país. Para a imobiliária é uma maneira eficiente de identificar fraudes e para o proprietário é uma garantia e confirmação de quem realmente está alugando o seu imóvel. Já para o inquilino, a tecnologia dá mais clareza sobre o papel e as responsabilidades na locação.
“O uso da biometria facial chega para somar e trazer ainda mais transparência nas contratações do Fiança Locatícia, garantia mais eficiente e consolidada no mercado imobiliário”, comenta Rodrigo Elorza, gerente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Bank.
Mais segurança na transação
Edison Parente, vice-presidente Comercial da Administradora Renascença, concorda com o diretor da Abadi. Para ele, a medida dá mais segurança para o negócio jurídico do que a simples assinatura digital por e-mail feita anteriormente. “A assinatura por e-mail é bem passível de fraude. Com a biometria facial, será possível ter certeza de que quem está assinando é a própria pessoa que está sendo afiançada no contrato de locação. Isso é uma evolução que, em breve, todas as empresas garantidoras vão usar”, prevê Parente.
Vale lembrar que as garantias mais usadas para alugar um imóvel incluem o fiador, o seguro fiança, a capitalização e o depósito de três meses de aluguel e taxas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.