Quem planeja comprar um imóvel pelo sistema de consórcio deve aproveitar a redução de 40% nas parcelas até a contemplação, além de 75% de redução na taxa de adesão com o restante diluído no plano. As vantagens fazem parte da campanha da Porto Bank, vertical de serviços financeiros da Porto, e vão até o final do mês. Vale lembrar que neste modelo a contemplação acontece por meio de sorteio ou lance. Não há juros e as parcelas e o valor da carta de crédito são corrigidos anualmente.
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também pode ser usado para dar lance e antecipar o bem ou para comprar um imóvel mais caro, além de poder abater até 80% das parcelas ou quitar o saldo devedor. O recurso pode ser utilizado igual ao financiamento imobiliário, mas é preciso estar enquadrado nas regras do Conselho Curador do FGTS para liberação do dinheiro. Uma delas é não ter imóvel próprio.
Para Marcos Loução, CEO do Porto Bank, as ofertas têm o objetivo de deixar a aquisição do imóvel mais acessível para que mais pessoas possam atingir os seus sonhos de maneira mais econômica e planejada.
Consórcio cresce no Rio
Os resultados de vendas de consórcio de imóveis no Rio de Janeiro aumentaram em 2022 e seguem crescendo. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) apontam uma elevação de quase 30% nas vendas de novas cotas e de mais de 16% nos créditos comercializados no estado. Ainda de acordo com a associação, a média mensal das novas vendas ficou em 53,7 mil cotas, alta de 29,8% sobre as 41,4 mil registradas mensalmente em 2021.
A constatação da alta do setor no Rio também pode ser verificada pelos resultados da Ademicon, administradora independente de consórcio, mostrando que, somente no estado, foram comercializados R$ 563 milhões em créditos no último ano nesse segmento. Em valores percentuais, tal número representa um crescimento de 52%, em comparação a 2021.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.