Um dos ambientes da mostra gratuita é composto de living e dormitório. O projeto tem base de cores quentes e móveis em couro, entre outros detalhesDivulgação

Toda casa é um mundo e abriga o mundo do seu morador. Um mundo de novas ideias, estilos, histórias, memórias, emoções. De tempos em tempos, a casa muda de cara. Até por conta de novas configurações familiares. Se você concorda com esta abertura da coluna de hoje e gosta de decoração, a dica é a mostra gratuita "Atrás do Vidro: Crie Mundos", que ficará até o dia 31 de maio no CasaShopping, na Barra da Tijuca.

São mais de 70 ambientes decorados por cerca de 100 arquitetos e designers de interiores. "Resolvemos provocar os melhores profissionais da área a criarem mundos diversos que apresentam, em primeira mão, os lançamentos de design do mercado", conta Eduardo Machado, idealizador da mostra. Em um dos projetos, é possível conferir um ambiente projetado para um jovem casal que, segundo os arquitetos Lenora Lorish e Wair de Paula, tem entre 40 e 50 anos. “Eliminamos as barreiras de idade faz tempo! Este universo seria composto de um living e um dormitório, utilizando lançamentos da Natuzzi, já que essas são as áreas de maior convívio pessoal. Trouxemos de São Paulo um tapete lindo desenhado pelos Irmãos Campana e a coleção de obras de arte e objetos são de nossos acervos pessoais", conta de Paula.

Lenora complementa que o objetivo é passar a verdade da história para criar ambientes aconchegantes e muito próximos do real. “Sobre uma base de cores quentes, os móveis em couro e/ou tecido de cor neutra se valorizam. Gostamos da cor e nos posicionamos ligeiramente fora da curva da decoração totalmente bege preponderante no mercado hoje”, explica a arquiteta

Selo Carbon Free

A sustentabilidade também está presente no evento. Por meio de uma parceria com a Ong Iniciativa Verde, que faz a compensação de gases do efeito estufa através da restauração florestal, principalmente da Mata Atlântica, a mostra será a primeira a ter todo o carbono gerado para a sua realização - cerca de 58 toneladas - neutralizado por meio do plantio de 249 árvores. “É um caminho que todos precisamos trilhar. Esse é apenas o nosso primeiro evento Carbon Free; a partir de agora, vamos compensar e neutralizar todo o carbono emitido desde a pré-produção até a realização dos eventos", ressalta Eduardo Machado.