Pesquisa mostra o quanto compradores e vendedores precisam estar atentos e com informações precisas para chegarem ao valor correto do imóvelFreepik
Já na Rua Barão da Torre, também em Ipanema, o preço de um apartamento pode ser 87% mais alto se ele estiver próximo à Rua Garcia D'Ávila em relação a um imóvel com a mesma tipologia próximo ao Metrô General Osório. Essas foram as maiores diferenças encontradas no estudo, que analisou a valorização dos apartamentos ao longo de 25 das principais vias da cidade. Na outra ponta, a menor diferença encontrada foi na Avenida Afonso de Taunay, na Barra da Tijuca. Na via, estando o imóvel próximo à Avenida Alda Garrido ou ao entroncamento da Avenida Érico Veríssimo, a variação é de 6,1%.
Conservação do entorno
A simulação da plataforma considerou um apartamento de 100 metros quadrados (m²), com três quartos e um banheiro, construído em 1990. "Veja o quanto pode variar o preço numa mesma rua. Numa distância menor que 1 km, o valor do m² pode ser duas vezes maior", comenta Rodger Campos, economista e gerente de Dados da Loft. O fator localização resume diferentes características que são importantes para a definição do preço, como conservação do entorno, oferta de serviços, barulho e facilidade de acesso, entre outros pontos.
De acordo com Campos, o levantamento indica ainda o quanto compradores e vendedores precisam estar atentos e com informações precisas para chegarem ao preço correto da unidade. "Os dados também mostram que pode ser possível adquirir um imóvel numa região de seu interesse que, em um primeiro momento, parecia acima do seu orçamento, apenas se deslocando um pouco", ressalta o economista. Confira abaixo a tabela com as variações:
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.