Censo de moradia indica que o depósito caução aparece como o principal recurso utilizado na hora de alugar um imóvelFreepik

O fiador é uma das garantias mais utilizadas nos contratos de aluguel. No entanto, os locatários têm encontrado alternativas para evitar fazer esse pedido a parentes ou amigos. A mais recente é um título de capitalização em que o inquilino terá a possibilidade de contratar a garantia à vista ou parcelar o valor em até 18 vezes no cartão de crédito. A novidade é uma parceria entre a Icatu, grupo econômico de capitalização, e a plataforma QuintoAndar.

Além da facilidade de pagamento, o interessado terá benefícios como sorteios e o ressarcimento do valor total ao final do contrato, caso não haja qualquer tipo de inadimplência. "A adoção de títulos de capitalização como garantia locatícia é uma tendência que se consolida cada vez mais no mercado imobiliário brasileiro porque é uma operação simples e segura, tanto para as imobiliárias quanto para os donos de imóveis e os locatários”, afirma Marcelo Oliveira, diretor de Capitalização da Icatu.

Depósito caução é preferência

De acordo com o Censo QuintoAndar de Moradia feito com mais de 3 mil pessoas em todas as regiões do país, o depósito caução aparece como o principal recurso utilizado em todas as classes sociais na hora de alugar (57%), ficando à frente do fiador (15%). "Os clientes se livram da burocracia tradicional de buscar uma garantia e têm mais tempo para se dedicar ao que realmente importa - o novo ciclo de vida que se inicia em um novo lar", comenta Hugo Providente, diretor de Produtos Financeiros da plataforma.