Condomínios podem ter redução imediata de 15% na conta de luz com a instalação da energia solar fotovoltaica, segundo administradoraFreepik

A energia solar fotovoltaica está sendo uma aliada para reduzir a conta de luz nos condomínios do Rio. A afirmação é da Cipa Administradora. Vale lembrar que recentemente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um novo reajuste nas contas. Segundo a administradora, somente o consumidor do Rio de Janeiro passou a pagar, em média, 7% a mais pelo serviço. Uma das alternativas para fugir desses aumentos, de acordo com a Cipa, é a implantação da energia solar. As vantagens oferecidas pelo sistema têm atraído muitos síndicos de prédios residenciais. Bruno Queiroz, gerente de Novos Negócios da empresa, afirma que a adesão reduz a tarifa para os moradores, de forma imediata, em até 15%.

De olho nessa demanda, a Cipa fechou parceria com a Hum Energia e o condomínio que aderir ao modelo terá a primeira fatura de graça. Queiroz explica como funciona na prática o sistema:

- O prédio que passa a contar com um sistema próprio de produção solar fica completamente fora dos reajustes aplicados pelas concessionárias. O consumidor, afirma o gerente, não fica mais refém das bandeiras amarelas, vermelhas e passa ao largo da escassez hídrica, pelo menos no ponto relacionado ao fornecimento de energia.

- O sistema é instalado de forma gratuita e o condomínio paga uma taxa mensal à empresa por um período. O valor depende do tamanho do projeto e do quanto o residencial pretende ou necessita reduzir em sua conta de luz.

- O modelo é flexível e foi pensado de acordo com a realidade de cada cliente. A geração da energia pode ser no local do interessado – se houver espaço disponível – ou pode se dar em uma fazenda solar remota, onde a empresa investe, estrutura e opera a planta. O condomínio recebe créditos em kWh na fatura de energia da distribuidora local, com economia real e imediata de até 15%. No caso dos clientes da Cipa, o primeiro mês da fatura sai de graça.

Mais de R$ 400 milhões em projetos solares

O sistema de energia solar fotovoltaica está mesmo em expansão. Para se ter ideia, no Rio de Janeiro, só este ano, a modalidade já atraiu cerca de R$ 400 milhões em projetos para residências e empresas. O estudo é da franqueadora Portal Solar e foi feito com base nos balanços oficiais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Para quem tem interesse em conhecer mais de perto esse modelo de geração de energia, a Portal Solar acaba de abrir a sua primeira loja física, no Shopping Uptown Barra. O objetivo é mostrar as vantagens e os benefícios econômicos, ambientais e sociais da tecnologia fotovoltaica.