Entre os tipos de imóveis monitorados pelo estudo, somente os de um quarto tiveram valorização em maioFreepik

Se há muita demanda, o preço tende a estar nas alturas. E o inverso também acontece no mercado de locação: com menos procura, o valor médio do metro quadrado (m²) no Rio desacelerou, chegando a R$ 38,57 em maio. O percentual é apenas 0,68% acima do registrado em abril, o que é considerado pelo Índice QuintoAndar de Aluguel a menor variação mensal desde junho de 2022, quando atingiu 0,56%.
De acordo com a plataforma, o resultado não aponta uma retração do setor e sim uma redução da velocidade de expansão do mercado carioca. Nos últimos 12 meses, os preços dos novos aluguéis subiram 14,56%. Outro recorte interessante é que, entre os tipos de imóveis monitorados pelo estudo, somente os de um quarto tiveram valorização em maio na comparação com abril (1,05%). Já os de dois e três quartos registaram retração de -0,2% e -0,84%, respectivamente, no mesmo período.
Na avaliação de Vinicius Oike, economista do QuintoAndar, com o fim da alta temporada de aluguéis, que geralmente acontece nos primeiros meses do ano, é natural que haja uma demanda menor por imóveis para locar, o que pode impactar os preços. Ele lembra que com menos procura, o momento pode ser mais favorável para negociações entre proprietários/imobiliárias e inquilinos. “Num cenário de mercado aquecido, era esperado que esse percentual diminuísse mês a mês, mas não é o que vem sendo observado. Os proprietários ainda têm aumentado os preços em geral, mas os contratos fechados não estão acompanhando essa alta. Isso significa que há espaço para se obter um desconto na hora de fechar negócio”, observa Oike.