Cartilha do Crea-RJ orienta como síndicos devem fazer a adequada manutenção dos elevadores nos condomíniosFreepik

A manutenção dos elevadores nos condomínios é um tema muito importante. O assunto é tão relevante que o síndico pode, inclusive, responder por eventuais danos a usuários, caso seja comprovada a culpa por negligência ou imprudência na conservação dos equipamentos. Atenta a isso, a Superintendência Estratégica do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio) criou uma cartilha para os gestores dos edifícios com boas práticas para manutenção, inspeção e modernização dos elevadores.

“A cartilha serve de orientação para que os responsáveis por essas edificações possam fazer a adequada verificação se a manutenção dos elevadores está sendo realizada de forma correta”, explica Miguel Fernández, presidente do conselho. O material está disponível em crea-rj.org.br/wp-content/uploads/Cartilha.pdf e será distribuído pelo Secovi Rio (Sindicato da Habitação).

Imigrantes nos canteiros de obras

A Construtora Tenda já tem mais de 500 imigrantes de 13 nacionalidades diferentes trabalhando em seus canteiros de obras, distribuídos em sete estados do país. De acordo com a empresa, o número representa cerca de 17,39% da força de trabalho nas obras da companhia. A ação, criada em 2021, faz parte do "Programa Reconstrução – Construindo Novas Histórias", que nasceu durante a crise humanitária da Venezuela. Desde então, a iniciativa se expandiu para acolher trabalhadores de países como Angola, Haiti, Cuba, Guiné-Bissau e Congo, entre outros.