Os ambientes mais indicados para a penteadeira são o dormitório, o closet ou o próprio banheiroDivulgação/Mariana Camargo

Famosa nas décadas passadas, a penteadeira era presença garantida nos quartos, principalmente das nossas avós, onde grandes espelhos, em sua maioria acoplados no móvel, marcaram memórias afetivas. Já atualmente, o mobiliário se transformou também em um local de trabalho de produtores de conteúdos de maquiagem e skincare. Segundo a arquiteta Daniela Funari, hoje a madeira maciça deixou de ser o material mais utilizado para a confecção do móvel, abrindo espaço para estruturas em MDF com tampo em vidro.
Dessa forma, tanto para quem usa o móvel para o trabalho, quanto para as atividades de cuidados com a pele, cabelo e maquiagem, a especialista aponta como essencial a composição entre bancada, espelho e banquinho. "Inclusive, é interessante que a peça para sentar possa ser recolhida totalmente abaixo da bancada, otimizando o espaço de passagem", recomenda a arquiteta. De acordo com Daniela, os ambientes mais indicados para a penteadeira são o dormitório, o closet ou o próprio banheiro. Confira mais dicas:
1 - Definindo o espaço destinado ao móvel. É preciso conciliar a profundidade destinada à peça, sem comprometer a circulação. Outro ponto indispensável para a bancada da penteadeira é que ela tenha gaveteiros funcionais com divisórias para acessórios ou maquiagens. Quando não há a possibilidade de incluir no móvel, as gavetas podem ficar abaixo da bancada ou até em gaveteiros soltos com rodízios nos pés.
2 – Iluminação. A luz é fundamental para uma make impecável. Por isso, o LED no entorno do espelho ou uma luminária de apoio é super bem-vinda. Mesmo existindo a grande tendência em colocar a penteadeira de frente a um espelho colado na parede, isso não é funcional para maquiagem. O ideal para a penteadeira é ter um espelho o mais próximo possível de quem estiver à frente.
3 – Decoração. Sempre que possível, inclua itens como souvenirs, difusores aromáticos e outras opções que contribuam para o momento de relaxamento e de conexão consigo mesmo.