Juiz Raphael Baddini ficará em disponibilidade por dois anos/Foto: Redes Sociais Andréa Reys (RC24h)

O juiz titular da 2ª Vara de Armação dos Búzios, Raphael Baddini, foi acusado de parcialidade e está afastado do cargo. A decisão, unânime, é do órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Os 25 desembargadores que integram o órgão seguiram o relator, desembargador Carlos Fonseca Passos.
Baddini enfrenta acusações de parcialidade após ser revelado um relacionamento amoroso com uma mulher envolvida em litígio com o ex-marido, que inclui questões sobre a guarda da filha menor de idade. Como resultado, o órgão do TJRJ decidiu colocá-lo em disponibilidade por dois anos enquanto investiga o caso.
Nesse caso do litígio, Baddini é acusado de ter sido parcial porque mesmo após a mulher ter retomado a vida com o pai da filha, o juiz a teria orientado sobre as ações e teria continuado a assediá-la por meio de redes sociais.
Baddini tem um histórico polêmico em suas atuações em Búzios. Foi ele quem mandou afastar o ex-prefeito André Granado por 12 vezes. Em outro caso, Baddini ficou conhecido como o "juiz do lockdown", quando mandou fechar a cidade na época da pandemia, durante o governo de Henrique Gomes. O juiz também mandou afastar o atual prefeito, Alexandre Martins (REP), em março do ano passado, sem pedido prévio, sem ação ou notícia-crime e sem sequer um parecer do Ministério Público para corroborar. Na ocasião, ele voltou atrás da decisão, no mesmo dia.