Ex-prefeito Andinho Brito (União)Reprodução

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo decidiu, por unanimidade, com 9 votos a 0, pela reprovação das contas do ex-prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (União), referentes ao ano de 2015. A votação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), contrariando o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que se manifestou favorável às contas.
Uma das irregularidades foi o pagamento indevido de 14º e 15º salário ao ex-prefeito e vice, sem nenhuma previsão legal, lei ou autorização e enquanto nenhum outro funcionário da prefeitura teve direito a este benefício. O TCE também não identificou para onde foram quase R$ 2 milhões da gestão de Andinho.
Esta não é a primeira vez que as contas de Andinho são reprovadas e ele segue inelegível. Em 2023, a Câmara Municipal também rejeitou, também por unanimidade, as contas do ex-prefeito referentes à 2013, seguindo parecer desfavorável do TCE. Na ocasião, diversas irregularidades e impropriedades foram apontadas, como ausência de regularização de débitos bancários, pagamentos de subsídios ilegais, registros indevidos de valores nos balanços orçamentários e financeiros, entre outras.