Prefeito Fabinho Costa, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Júnior Guimarães, e por equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, na Praia das AndorinhasAscom

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito Fabinho Costa (CID), acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Júnior Guimarães, e por equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, esteve na Praia das Andorinhas para coordenar uma operação emergencial de fechamento de saídas clandestinas de esgoto, oriundas de condomínios residenciais, que estavam despejando dejetos na Laguna de Araruama.

A ação teve como objetivo interromper imediatamente o despejo e reforçar as medidas de preservação ambiental adotadas pela Prefeitura. Durante a operação, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos realizou a concretagem das saídas de esgoto, garantindo que os pontos de vazamento fossem bloqueados e impedindo que a contaminação continuasse.

Júnior Guimarães destacou a gravidade da situação e ressaltou que "a Prefeitura já notificou formalmente a concessionária de água e esgoto, exigindo providências imediatas".

Fabinho reforçou o compromisso da gestão municipal com a defesa do meio ambiente e alertou que o município não permitirá mais esse tipo de descaso.

"O que estamos vendo aqui é um atentado contra o maior patrimônio natural de Iguaba Grande. Essa prática precisa acabar e estamos tomando todas as medidas para impedir novos despejos clandestinos. Já notificamos a concessionária e vamos continuar agindo para proteger a nossa laguna. Não vamos tolerar que irresponsabilidades prejudiquem o meio ambiente e a nossa população", declarou.

A Prefeitura seguirá monitorando de perto a situação e adotará novas medidas, inclusive jurídicas, caso as soluções não sejam implementadas rapidamente pela concessionária responsável. "O município reforça seu compromisso com a manutenção da balneabilidade da laguna, garantindo que a população e os visitantes possam usufruir das águas limpas e preservadas", reiterou em nota a Prefeitura.