Advogado Leonardo MarcondesDivulgação

Minha ex-esposa recebeu uma proposta para trabalhar fora do Rio de Janeiro e vai se mudar com o nosso filho. Posso solicitar a guarda dele? Quais são os meus direitos como pai?
Augusto Silva, Anil.

Se um dos pais planeja mudar para longe e quer levar o filho, é preciso revisar a guarda e a convivência já estabelecida. O juiz avalia o que é melhor para o bem-estar da criança, considerando fatores como estabilidade emocional e rotina da criança.

"Você pode solicitar a guarda do seu filho se achar que a mudança será prejudicial para ele. O melhor é conversar amigavelmente com sua ex-esposa primeiro. Se não houver acordo, ingresse com um processo judicial. Você deve apresentar argumentos e provas de que ficar com você é melhor para a criança, considerando fatores como você ter horários mais flexíveis, proximidade de amigos e familiares, assim como ter melhores condições financeiras para cuidar dele", orienta o advogado Leonardo Marcondes.

Se o juiz decidir que a criança deve ficar com a mãe, após a mudança, você ainda tem direito de visitação e deve pedir para que os termos da convivência sejam ajustados de acordo com a nova moradia da criança, possivelmente incluindo visitas mais longas em férias ou feriados.

É importante lembrar que o genitor que não detém a guarda tem todo o direito de participar da criação do filho, especialmente, das decisões que envolvem a vida da criança, reforça o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99328-9328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp: 21 - 99328-9328 - somente para mensagens): Lucia de Paulo (BMG), José Silva (Rioluz), José Ventura (Santander).