Estou em um processo de divórcio litigioso e minha ex disse que tenho problemas mentais para tentar tirar minha guarda. A perícia psicológica pode ser usada para me desqualificar?
Eduardo Assis, Cosme Velho.
Segundo Andreia Calçada, psicóloga clínica e jurídica, uma perícia psicológica bem conduzida avalia a dinâmica familiar e os genitores, podendo identificar, se for o caso, indicadores de problemas psicológicos ou psiquiátricos. Porém, isso não significa necessariamente que você perderá a guarda do seu filho, a menos que esses problemas impactem diretamente o bem-estar da criança.
A especialista destaca que a perícia pode, sim, apontar indícios de saúde mental, mas é fundamental contar com um assistente técnico jurídico para garantir uma defesa adequada e equilibrada durante o processo.
Em processos que envolvem guarda, o foco principal do Judiciário é sempre o melhor interesse da criança. Portanto, a perícia psicológica é apenas uma das ferramentas para avaliar essa situação, e sua presença não determina, por si só, a perda da guarda, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.