Por tamyres.matos

Rio - O Rock in Rio começa sexta-feira, mas a expectativa dos cinéfilos cariocas gira em torno da abertura do Festival do Rio. A partir do dia 26 de setembro, a Cidade Maravilhosa vai respirar cinema e aficionados de todo o país devem aportar por aqui. A maratona de filmes termina no dia 10 de outubro.

A organização do festival divulgou nesta terça-feira os títulos já confirmados na programação. Por enquanto, já são 350 filmes divididos por mostras, entre eles, 'Blue Jasmine', de Woody Allen; 'Terra prometida', de Gus Van Sant; 'Spring Breakers: Garotas perigosas', de Harmony Korine; 'Pussy Riot - A prece punk', de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; 'Gravidade', de Alfonso Cuarón; 'Diana', de Oliver Hirschbiegel; 'A filha de ninguém', de Hong Sang-soo; 'As ondas do rádio (a oeste)', de Lionel Baier; 'Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles', de Ryan White; 'A dança da realidade', de Alejandro Jodorowsky; 'Jeune & Jolie', de François Ozon; o sci-fi iraniano Taboor, de Vahid Vakilifar; 'A grande beleza', de Paolo Sorrentino e outros.

Além das mostras já conhecidas - Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários Únicos e Meio Ambiente,o Festival renova sua programação com novas mostras:

'Blue Jasmine'%2C do diretor Woody Allen%2C é um dos filmes que provocam expectativa no públicoDivulgação

Mostra Tec: antes do mundo virtual, era a privacidade, com sete documentários que abordam o impacto da internet, mídia e novas tecnologias de informação e interação nas relações entre indivíduos, grupos sociais, povos e governos;

Mostra Expectativa Vanguarda, com seis filmes que desafiam as regras da narrativa convencional e descobrem e potencializam novos percursos no cinema atual: pinturas sensoriais até relatos íntimos e outros coletivos, desde uma sala de tribunal nos Estados Unidos até paisagens africanas longínquas;

Mostra Panorama Grandes Documentaristas, com recentes produções dos mestres do documentário Frederick Wiseman, Nicolas Philibert, Errol Morris, Rithy Panh e Claude Lanzmann e de três cineastas de peso, tanto na ficção quanto no documentário: Marcel Ophuls, Ken Loach e Werner Herzog.

Pelo terceiro ano, o Armazém da Utopia (Armazém 6) será a sede do RioMarket, do Cine Encontro e das sessões populares. Palestras e rodadas de negócios, seminários sobre tecnologia, workshops para roteiro de cinema e televisão e outros temas serão abordados no RioMarket, com a presença de profissionais do audiovisual. Algumas oficinas terão entrada gratuita.

O Cine Encontro oferece ao público a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.

O filme 'The Immigrant'%2C de James Gray%2C está no panorama do festivalDivulgação

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Alguns filmes e mostras confirmados no Festival:

PANORAMA:
'Computer Chess', de Andrew Bujalski
'The Crash Reel', de Lucy Walker
'Sozinha' ('Gu du'), de Wang Bing
'Até que a loucura nos separe' ('Feng Aimi'), de Wang Bing
'Sapi' ('Sapi'), de Brillante Mendoza
'Vosso ventre' ('Sinapupunan'), de Brillante Mendoza
'A ravina do adeus' ('Sayonara keikoku'), de Tatsushi Omori
'Geografia humana' ('Geographie Humaine'), de Claire Simon
'Sonhos americanos na China' ('American Dreams in China'), de Peter Ho-sun Chan
'Walesa, homem da esperança' ('Walesa. Czlowiek z Nadziei'), de Andrzej Wajda
'Chegará o dia' ('Un Giorno Devi Andare'), de Giorgio Diritti
'Crystal Fairy e o cactus mágico' ('Crystal Fairy'), de Sebastián Silva
'Pussy Riot - A prece punk' ('Pokazatelnyy protsess: Istoriya Pussy Riot'), de Mike Lerner, Maxim Pozdorovkin
'Como não perder essa mulher' ('Don Jon'), de Joseph Gordon-Levitt
'A garota de lugar nenhum' ('La Fille de Nulle Part'), de Jean-Claude Brisseau
'Spring Breakers: Garotas perigosas' ('Spring Breakers'), de Harmony Korine
'Time show de bola' ('Metegol'), de Juan José Campanella
'Fading Gigolo', de John Turturro
'Gravidade' ('Gravity'), de Alfonso Cuarón
'Outrage Beyond' ('Autoreiji: biyondo'), de Takeshi Kitano
'Terra prometida' ('Promised Land'), de Gus Van Sant
'A filha de ninguém' ('Nugu-ui Ttal-do Anin Haewon'), de Hong Sang-soo
'Vic+Flo viram um urso' ('Vic+Flo ont vu un ours'), de Denis Côté
'O mordomo da Casa Branca' ('Lee Daniels’ The Butler'), de Lee Daniels
'Questão de tempo' ('About Time'), de Richard Curtis
'Diana', de Oliver Hirschbiegel
'Suspensão da realidade' ('Suspension of Disbelief'), de Mike Figgis
'Mea Maxima Culpa: Silêncio na casa de Deus' ('Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God'), de Alex Gibney
'The Canyons', de Paul Schrader
'A batalha de amfAR' ('The Battle of amfAR'), de Rob Epstein, Jeffrey Friedman
'Only Lovers Left Alive' ('Only Lovers Left Alive'), de Jim Jarmusch
'Bastardos' ('Les Salauds'), de Claire Denis
'Jeune & Jolie', de François Ozon
'The Immigrant', de James Gray
'Apenas Deus perdoa' ('Only God Forgives'), de Nicolas Winding Refn
'Um episódio na vida de um catador de ferro-velho' ('Epizoda u zivotu beraca zeljeza'), de Danis Tanovic
'Um castelo na Itália' ('Un Château en Italie'), de Valeria Bruni Tedeschi
'Michael Kohlhaas', de Arnaud des Pallières
'Nebraska', de Alexander Payne
'A grande beleza' ('La Grande Bellezza'), de Paolo Sorrentino
'Um estranho no lago' ('L’Inconnu du Lac'), de Alain Guiraudie
'Blind Detective' ('Man Tam'), de Johnnie To
'Jackie Stewart - O fim de semana de um campeão' ('Weekend of a Champion'), de Frank SIMON
'Feio' ('Ugly'), de Anurag Kashyap
'François Hollande no poder' ('Le Pouvoir', de Patrick Rotman
'Manuscritos não queimam' ('Dast-Neveshtehaa Nemisoosand'), de Mohammad Rasoulof
'Os belos dias' ('Les beaux jours'), de Marion Vernoux
'The Zero Theorem', de Terry Gilliam
'Nós somos os melhores!' ('Vi är bäst!'), de Lukas Moodysson
'Blue Jasmine', de Woody Allen
'Viramundo', de Pierre-Yves Borgeaud
'Ensaio', de Tânia Lamarca
'Real' ('Riaru: Kanzen naru kubinagaryû no hi'), de Kiyoshi Kurosawa
'Mão na Luva' ('Mão na Luva'), de José Joffily, Roberto Bomtempo
'Gare du Nord', de Claire Simon
'Quando a noite cai em Bucareste ou metabolismo' ('Când se las seara peste Bucure ti sau metabolism'), de Corneliu Porumboiu
'Joe', de David Gordon Green
'Le Week-End', de Roger Michell
'O grande Kilapy', de Zézé Gamboa

PANORAMA – GRANDES DOCUMENTARISTAS:
'A estação de rádio' ('La Maison de la Radio'), de Nicolas Philibert
'O espírito de 45' ('The Spirit of 45'), de Ken Loach
'A imagem que falta' ('L’Image Manquante'), de Rithy Panh
'Marcel Ophuls, Um viajante' ('Un Voyageur'), de Marcel Ophuls
'O último dos Injustos' ('Le Dernier des Injustes'), de Claude Lanzmann
'Em Berkeley' ('At Berkeley'), de Frederick Wiseman
'O conhecido desconhecido: a era Donald Rumsfeld' ('The Unknown Known'), de Errol Morris
'Corredor da Morte II - Retratos: Blaine Milam + Robert Fratta', de Werner Herzog
'Corredor da Morte II - Retratos: Darlie Routier + Douglas Feldman', de Werner Herzog

EXPECTATIVA 2013:
'O que não falam quando falam de amor' ('Yang Tidak Dibicarakan Ketika Membicarak'), de Mouly Surya
'Fruitvale Station', de Ryan Coogler
'Emanuel e a verdade sobre peixes' ('Emanuel and the Truth About Fishes'), de Francesca Gregorini
'Austenland' ('Austenland'), de Jerusha Hess
'As delícias da tarde' ('Afternoon Delight'), de Jill Soloway
'O verão da minha vida' ('The Way, Way Back'), de Nat Faxon e Jim Rash
'Quando eu era sombrio' ('I Used to Be Darker'), de Matthew Porterfield
'Chevrolet azul' ('Blue Caprice'), de Alexandre Moors
'May e o verão' ('May in the Summer'), de Cherien Dabis
'Carmina ou que se exploda' ('Carmina o Revienta'), de Paco León
'Yema', de Djamila Sahraoui
'Para toda a vida' ('Hayatboyu'), de Asli Özge
'Rock the Casbah' ('Rock ba'Kasba'), de Yariv Horowitz
'Juventude' ('Youth'), de Tom Shoval
'Diego Star', de Frédérick Pelletier
'A gatinha esquisita' ('Das merkwürdige Kätzchen'), de Ramon Zürcher
'Alì tem olhos azuis' ('Alì ha gli occhi azzurri'), de Claudio Giovannesi
'Tirem o sorriso do rosto' ('Hide Your Smiling Faces'), de Daniel Patrick Carbone
'The Broken Circle Breakdown', de Felix van Groeningen
'Boteco', de Ivan Dias
'Acalme esse coração inquieto' ('Stop the Pounding Heart'), de Roberto Minervini
'Mel' ('Miele'), de Valeria Golino
'Sarah prefere correr' ('Sarah Préfère la Course'), de Chloé Robichaud
'O chefe' ('The Major'), de Yuri Bykov
'Salvo' ('Salvo'), de Fabio Grassadonia, Antonio Piazza
'O gigante egoísta' ('The Selfish Giant'), de Clio Barnard
'Minha doce Pepper Land' ('My Sweet Pepper Land'), de Hiner Saleem
'Meia sombra' ('Halbschatten'), de Nicolas Wackerbarth
'A batalha de Solferino' ('La Bataille de Solférino'), de Justine Triet
'Um fim do mundo' ('Um Fim do Mundo'), de Pedro Pinho
'Hotel Transeuropa' ('Transeurope Hotel'), de Luigi Cinque
'Baby Blues' ('Bejbi blues'), de Katarzyna Ros aniec
'Burma', de Carlos Puga
'Meio sol amarelo' ('Half of a Yellow Sun'), de Biyi Bandele
'Bethlehem', de Yuval Adler

EXPECTATIVA VANGUARDA:
'Matéria obscura' ('Materia Oscura'), de Massimo Danolfi Martina Parenti
'Taboor', de Vahid Vakilifar
'A batalha de Tabatô' (A Batalha de Tabatô), de João Viana
'Lacrau', de João Vladimiro
'Mapa', de León Siminiani
'Audiência pública' ('Public Hearing'), de James N. Kienitz Wilkins

TEC: ANTES DO MUNDO VIRTUAL, ERA A PRIVACIDADE:
'Roubamos segredos - A história do Wikileaks' ('We Steal Secrets The Story of WikiLeaks'), de Alex Gibney
'Google e o cérebro do mundo' ('Google and the World Brain'), de Ben Lewis
'TPB AFK: O caso Pirate Bay' ('TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard'), de Simon Klose
'O horário nobre no Afeganistão' ('The Network'), de Eva Orner
'Sujeito a termos e condições' ('Terms and Conditions May Apply'), de Cullen Hoback
'Downloaded - A saga do Napster' ('Downloaded'), de Alex Winter
'vidareal.com' ('InRealLife'), de Beeban Kidron

ALAIN GUIRAUDIE:
'O rei da fuga' ('Le Roi de Lévasion')
'Agora é o momento' ('Voici Venu le Temps')
'Os fortes não descansam' ('Pas de Repos Pour les Braves')
'Esse velho sonho que se move' ('Ce Vieux Rêve Qui Bouge')
'Por um lugar ao sol' ('Du Soleil Pour les Gueux')

CLAIRE SIMON:
'As oficinas de Deus' ('Les Bureaux de Dieu')
'Pegando fogo' ('Ça Brûle')
'Mimi'
'Custe o que custar' ('Coûte Que Coûte')

DOX:
'M99 - O filme colaborativo do Occupy Wall Street' ('M 99 The Occupy Wall Street Collaborati'), de Audrey Ewell, Aaron Aites, Lucian Read e Nina Kristic
'Guerras sujas' ('Dirty Wars'), de Richard Rowley
'O ato de matar' ('The Act of Killing'), de Joshua Oppenheimer
'Deixe queimar' ('Let the Fire Burn'), de Jason Osder
'Filhos do vento' ('Les fils du vent'), de Bruno Le Jean
'Nana Benz - As rainhas do mercado' ('Nana Benz'), de Thomas Böltken
'Nos braços de minha mãe' ('In My Mother’s Arms'), de Mohamed Al-Dardji
'Setenta', de Emilia Silveira
'Desconectado' ('Katiyabazz'), de Deepti Kakkar, Fahad Mustafa
'A fábrica de revoluções' ('La Fabbrica delle Rivoluzione'), de Franco Fracassi
'A colheita do Império' ('Harvest of Empire'), de Peter Getzels, Eduardo Lopez
'A toca do diabo' ('Devil’s Lair'), de Riaan Hendricks
'Nós mulheres guerreiras' ('We Women Warriors'), de Nicole Karsin
'Ritmos de resistência', de Jason O’Hara

FRONTEIRAS:
'Narco cultura' ('Narco Cultura'), de Shaul Schwarz
'Como chego na linha de frente? A Vida de Tim Hetherington' ('Which Way Is The Front Line From Here? The Life and Time of Tim Hetherington'), de Sebastian Junger
'Deus ama Uganda' ('God Loves Uganda'), de Roger Ross Williams
'Fogo nas veias' ('Fire in the Blood'), de Dylan Mohan Gray
'Acesso à zona de risco' ('Access to the Danger Zone'), de Peter Casaer e Eddie Gregoor
'Meu Afeganistão - A Vida na zona proibida' ('Mit Afghanistan - Livet I Den Forbudte Zone'), de 'Nagieb Khaja'
'Libertem Angela' ('Free Angela'), de Shola Lynch

FOCO ALEMANHA:
'Houston', de Bastian Günther
'Ouro' ('Gold'), de Thomas Arslan
'Layla Fourie', de Pia Marais
'Sonar' ('Echolot'), de Athanasios Karanikolas
'Os filhos de Hitler', de Chanoch Ze'evi
'No quarto escuro', de Nadav Schirman
'Fontes de vida' ('Quellen des Lebens'), de Oskar Roehler
'O último amor de Mr. Morgan' ('Mr. Morgan’s Last Love'), de Sandra Nettelbeck
'Saída Marrakech' ('Exit Marrakech'), de Caroline LInk
'A outra pátria' ('Die Andere Heimat'), de Edgar Reitz
'Os mortos e os vivos' ('Die Lebenden'), de Barbara Albert
'Nordstrand', de Florian Eichinger
'Pais' ('Eltern'), de Robert Thalheim
'Broken Glass Park' ('Scherbenpark'), de Bettina Blumner
'A garota das nove perucas' ('Heute bin ich blond'), de Marc Rothemund
'Nemez' ('Nemez'), de Stanislav Güntner
'Louisa Jules' ('Ich bin Louisa Jules'), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer

ESCOLA DE BERLIM:
'Viver na RFA' ('Leben – BRD'), de Harun Farocki
'A segurança interna' ('Die Innere Sicherheit'), de Christian Petzold
'Excursão escolar' ('Klassenfahrt'), de Henner Winckler
'Marselha' ('Marseille'), de Angela Schalenec
'Saudade' ('Sehnsucht'), de Valeska Grisebach
'Yella' ('2007, 89 min'), de Christian Petzold
'Todos os outros' ('Alle Anderen'), de Maren Ade
'Cidade abaixo' ('Unter Dir Die Stadt'), de Christoph Hochhäusler
'Nas sombras' ('Im Schatten'), de Thomas Arslan
'À procura' ('Auf Der Suche'), de Jan Krüger
'A doença do sono' ('Schlafkrankheit'), de Ulrich Köhler
'Dreileben: Algo melhor do que a morte' ('Dreileben – Etwas Besseres Als Den Tod'), de Christian Petzold
'Dreileben: Um minuto no escuro' ('Dreileben - Eine Minute Dunkel'), de Christoph Hochhäusler
'Dreileben: Não me siga' ('Dreileben – Komm Mir Nicht Nach'), de Dominique Graf
'Ouro' ('Gold'), de Thomas Arslan
'A gatinha esquisita' ('Das Merkwürdige Kätzchen'), de Ramon Zürcher
'Meia sombra' ('Halbschatten'), de Nicolas Wackerbarth

ITINERÁRIOS ÚNICOS:
'Sophie Calle sem título' ('Sophie Calle Sans Titre'), de Victoria Clay Mendoza
'Muhammad Ali - Das lutas ao ativismo' ('Trials of Muhammad Ali'), de Bill Siegel
'The Director - Uma criadora na Gucci' ('The Director'), de Christina Voros
'Carine Roitfeld, Mademoiselle Vogue' ('Mademoiselle C'), de Fabien Constant
'Gore Vidal: Os Estados Unidos da Amnésia' ('Gore Vidal: The United States of Amnesia), de Nicholas Wrathall
'Restless - Keith Haring na Bahia' ('Restless - Keith Haring in Brazil'), de Guto Barra, Gisela Matta
'A fotografia oculta de Vivian Maier' ('Finding Vivian Maier'), de John Maloof, Charlie Siskel
'Richard Artschwager - Cale-se e olhe' ('Shut Up and Look'), de Maryte Kavaliauskas
'Get the Picture - Um retrato de John G. Morris' ('Get the Picture'), de Cathy Pearson
'Stuart Hall e os estudos culturais' ('The Stuart Hall Project'), de John Akomfrah
'Christoph Schlingensief e a Vila Opera em Burkina Faso' ('Knistern der Zeit - Christoph Schlingensief und sein Operndorf in Burkina Faso'), de Sibylle Dahrendorf
'Dona Romana e o grande eixo da Terra' ('Dona Romana e o Grande Eixo da Terra'), de Paulo Rezende
'Fragmentos de dois escritores', de João Bethencourt

MIDNIGHT:
'Os encontros da meia-noite' ('Les Rencontres d’apres Minuit'), de Yann Gonzalez
'A dança da realidade' ('La Danza de la Realidad'), de Alejandro Jodorowsky
'Em serviço' ('On the Job'), de Erik Matti
'Uma noite de crime' ('The Purge'), de James DeMonaco
'Wrong Cops - Os maus policiais' ('Wrong Cops'), de Quentin Dupieux
'kink - Sadomasô online' ('kink'), de Christina Voros
'Eu sou Divine' ('I am Divine'), de Jeffrey Schwarz
'O ABC da morte' ('The ABCs of Death'), de vários diretores
'A gatinha Lil Bub e seus amiguinhos' ('Lil Bub & Friendz'), de Andy Capper, Juliette Eisner
'O lado sombrio' ('Dark Touch'), de Marina de Van
'Dragon Ball Z: A batalha dos deuses' ('Dragon Ball Z: Battle of Gods'), de Masahiro Hosoda
'Os lobos maus' ('Big Bad Wolves'), de Navot Papushado, Aharon Keshales
'Por que você não vai brincar no inferno?' ('Jigoku de Naze Warui'), de Sion Sono

MIDNIGHT MÚSICA:
'A um passo do estrelato' ('Twenty Feet from Stardom'), de Morgan Neville
'As canções que dizem eu te amo - Um concerto de Rufus & Martha Wainwright' ('Sing Me the Songs that Say I Love You - A Concert for Kate McGarrigle'), de Lian Lunson
'Muscle Shoals - Um estúdio lendário do rock' ('Muscle Shoals'), de Greg "Freddy" Camalier
'Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles' ('Good Ol’ Freda'), de Ryan White
'The National: Mistaken for Strangers' ('Mistaken for Strangers'), de Tom Berninger
'Peaches Does Herself - Uma ópera-rock' ('Peaches Does Herself'), de Peaches
'Os impostores do hip hop' ('The Great Hip Hop Hoax'), de Jeanie Finlay
'Kuduro' ('Kuduro'), de Mário Patrocínio

GAY:
'Valentine Road' (Valentine Road'), de Marta Cunningham
'Abalo' ('Concussion'), de Stacie Passon
'Mr. Angel' ('Mr. Angel'), de Dan Hunt
'Arranha-céus flutuantes' ('Plynace wiezowce'), de Tomasz Wasilewski
'She Said Boom: A história do Fifth Column' ('She Said Boom: The Story of Fifth Column'), de Kevin Hegge
'O comediante' ('The Comedian'), de Tom Shkolnik
'Havaí' ('Hawaii'), de Marco Berger
'Dúbio' ('Dvojina'), de Nejc Gazvoda
'Um dia desses' ('Any Day Now'), de Travis Fine
'Uma família gay' ('Una Familia Gay'), de Maximiliano Pelosi

FILM DOC:
'Casting By - Escolhendo o elenco' ('Casting By'), de Tom Donahue
'Michael Haneke - Profissão: Diretor' ('Michael H - Profession: Director'), de Yves Montmayeur
'Contadores de imagens' (Conteurs D’Images'), de Noelle Deschamps
'Jean-Claude Carrière, 250 metros' ('Carrière, 250 Metros'), de Juan Carlos Rulfo, Natalia Gil
'Uma história de crianças e cinema' ('A Story of Children and Film'), de Mark Cousins
'Invadindo Bergman' ('Trespassing Bergman'), de Jane Magnusson, Hynek Pallas
'Seduzido e abandonado - Os bastidores de Cannes' ('Seduced and Abandoned'), de James Toback
'Milius', de Joey Figueroa, Zak Knutson

GERAÇÃO:
'Tom, o garoto malandro' ('Tom le Cancre'), de Manuel Pradal
'Aya' ('Aya de yopougon'), de Clément Oubrerie, Marguerite Abouet (animação)
'Mãe, eu te amo' ('Mammu, es Tevi milu'), de J nis Nords
'A pérola' ('Morvarid'), de Sirous Hassanpour
'O Super-Formiga' ('Antboy'), de Ask Hasselbalch
'Pee Wee ou O inverno que mudou minha vida' '(Les Pee-Wee: L'hiver qui a changé ma vie'), de Éric Tessier
'Inocentes' ('Innocents'), de Chen-Hsi Wong
'A fraternidade negra' ('Die schwarzen Brüder'), de Xavier Koller

Você pode gostar