Por daniela.lima
Caio CastroNei Lima / Agência O DIA

Rio - No primeiro semestre deste ano, nomes e expoentes vivos do cartoon, da caricatura e da charge cariocas resolveram se unir para desenhar com alegria projetos que mexessem com a cultura do Rio. O nome não poderia ser mais sugestivo: Bando do Humor.

A primeira exposição, ‘Humor na Copa e na Cozinha’, aconteceu em junho, na época do Mundial. Jogadores e pessoas ligadas à área foram as estrelas das obras. Agora, as celebridades dos palcos são os alvos. Artistas nacionais e internacionais ganharam versões bem-humoradas dos cartunistas. Ney Matogrosso, Adoniran Barbosa e Bertold Brecht estão entre os eleitos. E quem quiser pode conferir o resultado na mostra ‘Humor no Solar — O Palco em Caricaturas’, que segue em cartaz, até 12 de setembro, na Galeria Vertical do Centro Cultural Solar de Botafogo.

Ao todo, a exposição reúne 50 obras de 40 artistas, sendo 26 do Bando do Humor e o restante, convidados. Entre os cartunistas do bando estão Chris Boari e Marcelo Magon, também curadores da mostra, além de Fani Loss e Nei Lima, ambos do DIA.

“O objetivo do Bando é disseminar a arte pelo Rio de Janeiro e, principalmente, o desenho de humor, que é o cartum, a charge e a caricatura, convidando artistas de diversas categorias e também de outros estados”, explica Nei, um dos idealizadores do Bando do Humor. Nei está com três caricaturas na exposição: Fernanda Montenegro, com a qual já arrematou um troféu no Salão do Humor, Caio Castro e José Wilker. Entre os caricaturistas e chargistas convidados estão Antônio Máximo, Manga e o mascote Matheus Trindade, que tem só 10 anos e já está em sua terceira exposição.

O Bando do Humor é também uma homenagem às tradições culturais do Brasil, incluindo a música. Tanto que o próprio nome faz referência ao Bando dos Tangarás, em que Noel Rosa começou sua carreira, e ao Bando da Lua, que acompanhou Carmen Miranda mundo afora. “Sempre que possível, promovemos exposições. Todo o esforço é para divulgarmos nossa arte, incluindo os novos artistas”, conta Nei. A próxima empreitada do Bando é uma exposição em homenagem aos cem anos de Ipanema. “Já estamos a postos”, finaliza ele.

‘Humor no Solar — O Palco em Caricaturas’ pode ser conferida de terça a sábado, das 17h às 21h. É de graça.

Você pode gostar