Bia Willcox: Por tutatis! Que o céu não caia sobre nossas cabeças
Aprendi com a sabedoria popular que 'um raio não cai no mesmo lugar'. Que nada! Me estrepei
Por tabata.uchoa
Rio - Minha adolescência foi marcada por um vício e tanto: Asterix. Para quem sabe de que vício se trata, entende também que o grande medo desses gauleses era de que o céu caísse sobre suas cabeças. Por Tutatis!
O mistério da vida é não termos qualquer controle sobre os raios e as pedradas (raramente sabemos de onde vêm as pedradas da vida!) que batem na gente. São reveses inerentes a essa inexplicável existência. Ooops, nascemos. Ooops, passamos por surpresas. Ooops, morremos.
Publicidade
Da premissa de que há pedras e raios (literal e metaforicamente) aprendi com a sabedoria popular que “um raio não cai no mesmo lugar”. Que nada! Me estrepei.
Por tutatis! Que o céu não caia sobre nossas cabeçasAgência O Dia
Um raio cai no mesmo lugar, muitas vezes no nosso Cristo Redentor e mais vezes ainda no Empire State Building (fui conferir nas páginas de Ciências). E isso se aplica à grande metáfora que vivemos. Não ache que se está ruim não pode piorar. Não acredite que se deu ruim uma vez, você está protegido de dar ruim de novo. Vários raios caem num mesmo lugar — e muitas vezes na sua vida. Bem em cima dela. E, às vezes, ao mesmo tempo. Todos juntos e misturados. Por Tutatis!
Publicidade
Dói tamanha revelação. Intriga tanto que muitos de nós atribuímos os tais raios a vontades superiores diversas (deuses, santos, mitos, destinos) ou ao desejo oculto (e em necessidade urgente de autoconhecimento e psicanálise) de nós mesmos de construirmos aquele cenário negativo ou, inconscientemente, de querermos passar por aquilo. Sim, a vida é dura e os raios ao longo dela são muitos e diversos. Seja lá quem os envie ou por que motivo o faz (confesso uma certa preguiça filosófico-psicanalítica de tentar descobrir), eles estão aí para entristecer, atrapalhar, desafiar, amadurecer. Faz parte.
Por isso mesmo, fecho minha divagação com Lulu Santos. Demorei mas absorvi: a vida vem em ondas como o mar. Podem cair dez raios ao mesmo tempo, pode cair o céu até (Por Tutatis), mas passa. Ah, passa. Continuo sem entender muito o mistério da vida e nem sei quem manda as tempestades, mas sigo otimista esperando a bonança. Uma hora ela chega. Por Tutatis.