Por daniela.lima
Giovanna Antonelli é adepta das receitas que estão no livro ‘Detox Já’Ag. News

Rio - É possível ter o corpo e a mente em perfeito equilíbrio? Para a médica Doris Israel — que atende celebridades como Giovanna Antonelli, Júlia Lemmertz e Patrycia Travassos —, a resposta é sim. Foi pensando nisso que a clínica geral e homeopata acaba de lançar o seu primeiro livro ‘Detox Já’ (Editora Agir, 224 páginas, R$ 49,90). Na obra, a profissional propõe pensar o detox de maneira mais profunda. “A questão não é só se alimentar. O corpo está diretamente condicionado ao cérebro. Quando a nossa mente está em desequilíbrio, o corpo acompanha esse processo. As pessoas precisam se conhecer melhor, e isso envolve um trabalho com um terapeuta, também. A partir do momento em que você consegue viver menos amargurado, quando você sente mais prazer nas coisas simples, você faz uma limpeza emocional, mental e, consequentemente, corporal. O emagrecimento acaba entrando nesse pacote”, diz Doris.

Outro ponto abordado pela médica é a importância de fazer uma desintoxicação regularmente e ter um pensamento positivo durante todo o processo de emagrecimento. “A oferta de comidas que temos hoje é muito ruim. Os pratos são preparados com gordura, açúcar e hormônio. Quem é obrigado a comer na rua diariamente sofre demais para emagrecer. Por isso que eu digo sempre para os meus pacientes que o ideal é levar uma quentinha de casa para o trabalho, caso isso seja possível. Outra questão é o pessimismo das pessoas. Tem muita gente que não acredita que é possível perder peso. A mente precisa de bons pensamentos para devolvê-los ao corpo. A alimentação correta deixa a mente livre e torna a pessoa mais calma e criativa. Pensamentos e hábitos negativos geram estresse e engordam.”

Ao longo dos capítulos, a médica dá dicas de chás, superalimentos e procedimentos que podem contribuir na busca por mais saúde e qualidade de vida. “O detox nos primeiros 21 dias precisa ser mais radical, para conseguir descondicionar o cérebro de todos aqueles vícios. A segunda etapa é um pouco mais leve. Você vai colocando algumas coisas no cardápio novamente. As pessoas têm o hábito de comer pão, queijo, geleia, café, tudo de manhã. Está errado. Um bom café da manhã é aquele que tem sementes, frutas, alimentos crus, pois eles têm mais enzimas responsáveis pela digestão. Não pode faltar o suco verde, que é importantíssimo para deixar o PH do corpo mais alcalino. Isso é essencial para diminuir a ação de agentes que prejudicam o organismo”, explica a médica. Ela ainda faz um alerta. “O brasileiro tem o péssimo hábito de comer muita carne. Hoje em dia, esse alimento está cheio de hormônio, um fator péssimo para o organismo”, avisa.

Para Andrea Henrique, chef de cozinha especializada em dietas detox e responsável pelas receitas do livro, o preconceito em relação à alimentação saudável está diminuindo. “Eu trabalho com isso há 15 anos, e podemos dizer que as pessoas estão olhando esse cardápio de uma outra forma. Estão entendendo que é uma dieta totalmente adaptável ao dia a dia”, conta ela, que é sócia dos atores Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini, no restaurante Pomar Orgânico. A nutricionista Isabella Vorcaro, que também participa da publicação, complementa: “Nem adianta reclamar que a alimentação detox é cara, porque não é. Esses alimentos podem ser encontrados na feira com a maior facilidade.” 

FAMOSAS QUE SEGUEM A LINHA DETOX

Vegetariana, Júlia Lemmertz, que é paciente de Doris há seis anos, diz que sempre se preocupou com a alimentação. “Quando eu fiz ‘Em Família’, eu só consegui trabalhar tanto porque a minha alimentação era muito regrada. A gente se sente mais forte quando come bem. Às vezes, comemos algo que achamos uma delícia, mas que é um veneno para o organismo. Informar-se é a arma da questão.”

Patrycia Travassos, que assina a orelha do livro, diz que virou moda buscar qualidade de vida. “Fazer dieta não é só uma busca pelo bem físico, é principalmente o encontro com a felicidade. O corpo está o tempo todo passando informações sobre o que ele está sentindo, cabe a nós aprender a ouvi-lo e a respeitá-lo.”

Dani Barros, que brilhou na pele da personagem Lorraine da novela ‘Império’, conta que a rotina de gravações a fez sair da linha, mas garante que agora vai se desintoxicar. “É como eu digo, ainda não comecei, mas já aceitei que essa será a minha realidade nos próximos dias. Estou precisando dar uma revigorada, e o detox é uma ótima opção.”

PUDIM DE CHIA

INGREDIENTES
* 150ml de leite de amêndoas
*4 colheres (sopa) de chia
*4 gotas de essência de baunilha
* 1 colher (sopa) de açúcar de coco ou agave

MODO DE PREPARO
*Coloque o leite de amêndoas em uma tigela pequena e adicione os outros ingredientes. Misture bem. Transfira para uma taça e leve à geladeira por 30 minutos.

Você pode gostar