Na Rio FM: o diretor-executivo Mário Reis e o Fundo de Quintal.
Na Rio FM: o diretor-executivo Mário Reis e o Fundo de Quintal. "O Bira (do Fundo) ficou feliz de haver uma rádio que aposta no samba"Luiza Reis/Divulgação
Por RICARDO SCHOTT

Não há como negar: a cara do Rio é o samba. E o ritmo é o pilar da Rio FM, que estreou no dia do aniversário da cidade - quinta-feira passada - e que pretende "traduzir o espírito do carioca, seu lado ensolarado, alegre, esperto, capaz de reverter situações adversas, seu bom humor, seu jeito social e camarada. O melhor do carioca", como afirmam.

Mesmo com o foco no batuque a rádio, que entra em 102,9 - no lugar da Mania FM, transferida para 91,1 FM - não vai deixar de lado a faceta mais romântica do pagode nem o funk mais pop. Nem mesmo a música baiana, que ganha espaço especial num programa aos sábados e domingos, às 13h, o 'Acelera Aê'.

"As micaretas sempre foram fortes no Rio e nosso público também pega a turma mais adulta", conta o diretor-executivo da Rio FM e da JB FM, Mário Reis, que abriu a emissora com uma campanha que traz Zeca Pagodinho, Thiaguinho, Ivete Sangalo e Anitta. E já recebeu visitas de Xande de Pilares, Chininha & Príncipe e Fundo de Quintal. Músicas de Dilsinho ('Piquenique'), Ferrugem ('Pirata e Tesouro'), Anitta ('Vai Malandra') e Turma do Pagode ('Se Eu Pudesse') estão no Top 10 da Rio FM.

"O Bira Presidente (do Fundo) ficou muito feliz de ter uma rádio que aposte no samba, que é a nossa música. E o Rio está passando por um momento difícil. Nossa ideia é levantar o astral da cidade", continua. "Muitos artistas mandaram mensagens dando as boas-vindas. Alguns apontaram até a coincidência de que no dia da nossa estreia, era aniversário do Rio e também era aniversário do Jorge Aragão. Fizemos uma homenagem a ele na rádio".

SERTANEJO, NÃO

O sertanejo está na moda e os números comprovam o sucesso do estilo. Mas não está nos planos da Rio FM. "Não temos nada contra o sertanejo, claro. Mas no Rio ele não é uma coisa espontânea, ele vem mais de fora para dentro. E temos que segmentar a rádio para não ficar tudo igual. Música internacional, só vamos tocar em programas específicos, comandados por DJs", diz Mário, que apostou num elenco "cascudo", com comunicadores conhecidos dos ouvintes, como Demi Morales, André Ricardo, Ricardo Gama e Fabiano Mello. No dia 16 de março, a rádio promove um show pela primeira vez: o de Xande de Pilares no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca.

PROGRAMAÇÃO

A "rádio que toca o Rio" (é o slogan da emissora) investe também no que está acontecendo de bom na cidade. E em informações importantes para o carioca. Há um programa sobre cervejas, 'Boteco do Renha', apresentado pelo sommelier Gustavo Renha - são dois boletins diários, de segunda a sexta, às 14h e 21h. No mesmo esquema, só que às 8h15 e às 17h15, rola o 'De Prima', boletim esportivo. O 'Só Relíquia', por sua vez, toca apenas flashbacks no estilo popular da rádio (samba, pagode e funk pop) de segunda a sexta-feira, às 6h. O 'Direto da Redação' promete jornalismo "sem blá-blá-blá, nada de fake news", em quadro edições de segunda a sexta - 7h15, 12h15, 14h15 e 18h15.

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