Rio - Criado há uma década em São Paulo, o Museu do Futebol chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro a partir de hoje e em época propícia, já que a Copa da Rússia inicia-se amanhã. A exposição 'Museu do Futebol na Área', que já havia passado pelo Recife e percorreu cidades paulistas entre 2015 e 2017 fica no Centro Cultural Banco do Brasil até 30 de julho, com entrada gratuita.
O projeto, contando com patrocínio da Motorola e tecnologia da Epson, leva a experiência do museu (com áudio, vídeo e memorabília) para outros estados. Com direito a adaptações realizadas de estado para estado. "Temos camisas da seleção brasileira e teremos também camisas históricas dos clubes cariocas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco", diz a curadora da exposição (e diretora técnica do Museu do Futebol) Daniela Alfonsi. As camisetas ficam numa vitrine especial num dos locais da exposição, a Sala Números e Curiosidades, com frases famosas, regras e recordes do esporte. Há também a Sala das Copas do Mundo, recontando todos os campeonatos desde 1930, a Sala das Origens (contando com um vídeo que traz 80 imagens do início da profissionalização do futebol do Brasil) e a Sala dos Gols do Rádio, com locuções históricas. Os visitantes também encontram mesas de totó e futebol de botão à disposição.
Além da vitrine das camisetas de clubes do Rio, o público carioca encontra outra área exclusiva: a instalação 'Versus', do artista multimídia Tadeu Jungle, que permite acompanhar uma partida somente observando os torcedores.