'Zona Mista', com Maurício Meireles e Felipe Andreoli, no Sportv - Marco Antônio Teixeira
'Zona Mista', com Maurício Meireles e Felipe Andreoli, no SportvMarco Antônio Teixeira
Por *Gabriel Thomaz

Rio - No jargão do jornalismo esportivo, 'zona mista' é a área onde os repórteres entrevistam os jogadores, na saída do vestiário, depois das partidas. Durante a Copa do Mundo, entretanto, a expressão tem ganhado um novo significado. Isso porque Felipe Andreoli e o humorista Mauricio Meirelles estrearam na semana passada o programa 'Zona Mista', no Sportv. A atração recebe convidados diariamente, até o final do Mundial, e promete analisar os jogos do maior evento de futebol do mundo de uma maneira diferente.

"Acho que a entrada do humor nos programas esportivos é uma tendência. O Sportv já tem ótimos programas de análise, que cobrem muito bem a Copa do Mundo, como o 'Troca de Passes' e o 'Seleção'. Nós vamos muito para o lado do entretenimento. Acredito que o futebol está muito mais perto de eventos como shows e teatro do que propriamente de assuntos mais sérios como a política, por exemplo", avalia o apresentador Felipe Andreoli.

Seguindo essa tendência, o 'Zona Mista' é o primeiro projeto do Grupo Globo que reúne profissionais da equipe de esporte, jornalismo e entretenimento. Segundo o humorista Mauricio Meirelles, que está estreando na emissora, o principal foco do programa é o humor. "Está sendo incrível a experiência até o momento. O melhor de tudo é que fica tudo muito mais fácil quando temos essa facilidade no acesso às personalidades da Globo. Além disso, a liberdade criativa que eles nos proporcionam é muito grande. Me sinto livre", garante Mauricio.

A proposta do programa de trazer sempre diferentes convidados das mais diversas áreas também é um diferencial. Até o apresentador e editor do 'Jornal Nacional', William Bonner, já esteve na bancada da atração para discutir de maneira hilária os acontecimentos do dia de futebol.

"Não acho que estou cobrindo um evento de esporte, eu estou fazendo humor dentro do esporte. É delicioso, porque usamos o principal assunto do dia durante os meses de junho e julho, que é a Copa, para fazer piadas", reflete Mauricio, que conta ter sido convidado pelo ex-companheiro de 'CQC' para o programa. "O Andreoli ganhou a oportunidade de tocar esse projeto que é o 'Zona Mista' e estava procurando alguém para a parte de criação do programa e também da apresentação. Ele me ligou fazendo o convite, e eu me animei. Com a chegada da Copa, os contatos foram mais frequentes, e estamos aí", completou.

Primeiras Polêmicas

Logo na primeira semana de programa, o 'Zona Mista' já trouxe suas primeiras polêmicas, com Meirelles e Andreoli colocando em pauta a homofobia no país sede da Copa de maneira irreverente. "A gente sabe das questões relacionadas à homofobia na Rússia. Por isso, fiz uma brincadeira, falando que futebol é coisa de macho mesmo e que, no máximo, o que podemos fazer é dar um selinho no amigo na hora do gol. Nesse momento dei um beijo no Felipe. Foi só uma piada, mas pelo jeito teve muita gente que infelizmente não entendeu", afirmou Mauricio.

Outra situação que repercutiu nas redes sociais foi quando Mauricio Meirelles brincou com o tempo de duração dos programas de análise esportiva dos canais concorrentes Fox e ESPN. "Na verdade, eu não fiz uma crítica aos outros canais. O que eu fiz foi brincar com a mesmice dos programas de análise esportiva de maneira geral, a forma como eles funcionam, independentemente da emissora. Um jogo de futebol dura 90 minutos, e você fica 20 horas falando sobre aquele evento, repetindo os lances", se diverte.

Um dos quadros de grande sucesso do 'Zona Mista' é o 'Trotsky', quando Meirelles faz ligações divertidas para personalidades em momentos inoportunos. A atriz Tatá Werneck, durante o jogo do Brasil contra a Suíça, e o jornalista inglês Tim Vickery, durante a partida de estreia da seleção britânica, foram algumas das vítimas. Segundo Mauricio, o que vale é a diversão, e até o presidente do Grupo Globo poderia entrar na brincadeira.

"Com certeza, se ele levasse na boa. Vou aproveitar que meu contrato com a emissora é curtinho, só vai até o final da Copa", brinca o humorista.

Apesar do sucesso do programa, a continuidade da atração na grade do Sportv ainda é incerta. "A princípio vamos apenas até o fim do Mundial, mas quem sabe. Talvez seja possível seguir de alguma outra forma depois da Copa", diz Andreoli, que também afirma que a carreira na Globo o remete a períodos da infância. "Para mim é uma maravilha, é um momento espetacular. Meu pai (Luiz Andreoli) foi apresentador da Globo, então eu sempre vivi isso de alguma forma, trabalhar aqui me dá uma nostalgia de alguma forma. Foram 15 anos de carreira até chegar aqui", lembra.

Copa das Surpresas

Para a preparação do programa, Felipe Andreoli e Mauricio Meirelles assistem a todos os jogos da Copa. Um dos momentos mais comentados do evento até aqui foi o penteado ousado de Neymar na primeira partida brasileira na competição.

"Veja bem, para mim aquilo foi uma grande tática do nosso camisa dez. No fundo, o Neymar quis que o pessoal focasse no cabelo dele e não no futebol. O que eu tiro disso tudo é que ele é um grande estrategista", analisa, aos risos, Mauricio.

A confiança no hexa também está em alta, pelo menos para o apresentador Felipe Andreoli. "Eu sempre acho que o Brasil vai ser campeão, sou muito otimista. Temos um líder muito especial, que é o Tite. Estou depositando muita confiança nesse time", analisa Andreoli. "Outra coisa que está sendo muito legal é que o campeonato está tendo resultados surpreendentes, muitos gols contra. Nessa segunda rodada, Argentina e Brasil já vão enfrentar verdadeiras decisões". 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira

Você pode gostar
Comentários