'Queermuseu': 214 obras de 82 artistas em exposição no Parque Lage    - Gabi Carrera
'Queermuseu': 214 obras de 82 artistas em exposição no Parque Lage Gabi Carrera
Por O Dia

Rio - A exposição 'Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira', fechada em 10 de setembro do ano passado (no Santander Cultural, em Porto Alegre), será reaberta amanhã, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), na Zona Sul do Rio. A remontagem contará com 214 obras de 82 artistas, que percorrem um arco histórico de meados do século 20 até a atualidade.

"Reabrir 'Queermuseu' é reparar, em parte, o dano causado ao patrimônio cultural e artístico brasileiro, ocasionado pelo seu fechamento precoce e autoritário, e o processo difamatório que se seguiu. A reabertura é também um ato político contra a censura e em favor da liberdade de expressão e de escolha", afirma o curador da mostra, Gaudêncio Fidélis.

A diversidade é um dos fundamentos do queer, termo de origem pejorativa que teve seu significado transformado nos anos 1980 na luta por direitos civis e movimentos LGBTI . Desde então, queer passou a designar a diversidade e o direito a uma existência fora da norma.

A reabertura no Rio foi viabilizada através de uma campanha de financiamento coletivo, que contou com iniciativas como um show de Caetano Veloso. O valor captado vem sendo investido na operação e na montagem da exposição.

Você pode gostar
Comentários