Ícone da TV brasileira, Tony Ramos completa 70 anos

Ator diz ser uma benção continuar trabalhando nessa idade e se prepara para acrescentar mais um personagem de novela das nove à sua galeria de sucessos

Por BRUNNA CONDINI

Tony Ramos
Tony Ramos -

Rio - Ele entra na casa dos brasileiros há mais de cinco décadas com seu talento, carisma e trabalho impecável. E ontem foi dia de celebração para um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, que completou 70 anos. Em Tony Ramos cabem muitos. "Tenho uma história com mais de 120 personagens. Não consigo escolher um. Não é charme, é verdade", diz, elegante, como de hábito.

Tony é unanimidade entre o público e os colegas. E nem todos conseguem ser. "São tantos personagens marcantes. Sou grato. E me orgulho de não ter me deslumbrado na minha trajetória", observa.

O ator recebe a chegada da idade com gratidão. Para ele, perceber a passagem do tempo é um presente. "Lido com o envelhecimento falando com você da minha idade, por exemplo. Não há tempo para ter crise aos 70", garante. "Continuo a comer minha comida italiana, beber meus vinhos, faço exercícios. Continuar trabalhando com essa idade é uma bênção".

Conhecido pelo público como Tony Ramos, Antônio de Carvalho Barbosa estreou na TV Tupi em 1964. Na década de 1970, foi para a Rede Globo, de onde não saiu mais. De lá para cá, deu vida a personagens que fazem parte da memória da televisão brasileira, como o Paulo de 'Espelho Mágico' (1977), que inaugurou uma galeria de papéis inesquecíveis.

Quem não se envolveu com a trama do místico Márcio Hayalla na primeira versão de 'O Astro' (1977)? E não se emocionou com André Cajarana, o protagonista de 'Pai Herói'? Ou ainda, quem não se enterneceu com a história do misterioso e inesquecível Pardal de 'Livre para Voar'? São 54 anos de uma bem-sucedida carreira.

"Tenho prazer em trabalhar. Eu me respeito, respeito o espectador e respeito a profissão. Não tenho nada contra a crítica, mas o que me interessa é o espectador, se gostou ou não gostou. É para ele que faço".

Galeria de Fotos

Tony Ramos Divulgação/TV Globo
Tony Ramos com Ana Rosa em Os Rebeldes, TV Tupi, 1967 Reprodução internet
Tony Ramos - casamento com Lidiane, 1969 Reprodução internet
Tony Ramos em A Viagem, 1975 Reprodução internet
Tony Ramos em Livre para Voar, Pardal, 1984 Divulgação
Tony em Selva de Pedra, Cristiano Vilhena, 1986 Divulgação
Tony Ramos em Mad Maria, o vilão Percival Farquhar, 2005 Divulgação
Tony Ramos como Nikos em Belíssima, 2005 Divulgação/TV Globo
Tony Ramos como Opash, em Caminho das Índias, 2009 Divulgação/TV Globo
Tony Ramos como Totó, em Passione, 2010 Divulgação/TV Globo
Tony Ramos Divulgação/TV Globo
Tony Ramos no filme Getúlio, 2014 fotos Divulgação e reprodução
Tony Ramos Divulgação/TV Globo
Tony Ramos Divulgação/TV Globo
Tony Ramos - Antenor - Paraiso Tropical - 2007 Divulgação/ TV Globo
Tony Ramos - José Augusto - Tempo de Amar, 2017 Divulgação/ TV Globo

Comentários

Últimas de Diversão