Paula Fernandes no programa 'Autênticas' - Divulgação
Paula Fernandes no programa 'Autênticas'Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Autógrafos, selfies, holofotes, flashes. Entrevistas, milhares de fãs cantando suas músicas, chamando seu nome, chorando e implorando por uma atenção sua, um olhar, um afago. Vida de artista parece moleza. Só que não.

Ainda mais quando o assunto é acompanhar por horas a fio, durante quatro meses, nomes do calibre de Marilia Mendonça, Maiara & Maraisa, Naiara Azevedo, Paula Fernandes, Paula Mattos e Solange Almeida. Essa é a proposta de 'Autênticas', docu-reality que estreia hoje, às 21h15, no GNT.

"As pessoas não veem o quanto elas têm que se dedicar para chegar a isso (estrelato). A rotina delas é cheia de imprevistos, obstáculos, que elas têm que enfrentar na estrada e encarando cada dia em um lugar. Às vezes, elas não estavam bem, não estavam de bom humor, isso vai ser mostrado", conta Joana Mazzucchelli, diretora do projeto produzido pela Polar Filmes.

Puxão de orelha

Em um dos episódios, teve um momento "puxão de orelha". As fãs de Maiara e Maraisa mostram um manual para Maiara de como ela deve se comportar com as fãs. "E ela (Maiara) fez questão de mostrar: 'Gente, elas estão me ensinando, dizendo que eu não falo direito com elas, mas elas me amam mesmo assim'. E ela chorava de emoção, e as fãs falando: 'Se comporta desse jeito, não larga a gente na porta, oferece uma comidinha'", lembra Joana.

"Acho que o programa conseguiu captar a nossa realidade. Ao contrário do que muita gente pensa, ser artista não é só glamour. Enfrentamos muitos perrengues na estrada, mas também tem os momentos de emoção, de euforia e muita felicidade porque amamos fazer o que a gente faz", explica Maiara.

ESTRESSE

A diretora faz questão de ressaltar que vai ter espaço para mostrar estresse, o que é comum na rotina das artistas, que ficam preocupadas com variáveis como horários, chuva, condições de estrada, voo. "Mas tem momentos agradáveis quando a coisa está bem. É a dinâmica do humano", explica.

Equipes

A ideia do projeto é captar o olhar feminino dessa rotina na estrada, que é quase sem rotina. Cada hora em um lugar diferente. Tanto que a produção passou por 45 cidades espalhadas pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos.

"Depois de tantos meses de gravações, em diferentes lugares e situações, deu para retratar bem como é essa nossa vida na estrada. A galera vai ter a oportunidade de nos conhecer fora dos holofotes, a nossa rotina, o nosso dia a dia", conta Maraisa.

Para acompanhar o pique das artistas, a equipe de Joana se dividiu em várias frentes. As viagens para ficar na cola das estrelas eram as mais diferentes possíveis. "Acompanhamos todas ao mesmo tempo, foi uma loucura (risos). De avião, de ônibus, de van, de carro, acompanhamos às vezes de jato, helicóptero, de todas as formas que elas costumam viajar", detalha a diretora, que diz não seguir um roteiro. "Vamos acompanhando a vida delas de acordo com o que fazem", acrescenta Joana.

Família

Ao todo serão 20 episódios exibidos às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. A cada dia será possível descobrir uma nova faceta das artistas, seja em encontros com outros cantores, gravação de clipe e até visita dos pais no ônibus de turnê.

"O público que assistir à série 'Autênticas' vai ver toda minha naturalidade, espontaneidade, como eu realmente sou. É o meu jeito Naiara de ser, pra cima e verdadeira, que é um dos pontos mais marcantes da minha personalidade", diz Naiara, que além de receber a família, ainda aproveita um momento de folga para visitar amigos de infância.

No episódio de estreia, Marilia Mendonça abre o jogo sobre sofrência. "Todas as vezes que amei e sofri, pensei que ia morrer, mas percebi que isso foi bom para a minha arte, que era necessário criar a partir daquilo. Então, sou o ser humano que mais agradece por ser traída. Olha onde eu estou. Graças a Deus, muito trabalho e aos ex que fizeram isso comigo. Mas não sei nem onde eles estão agora. E nem quero saber, para falar a verdade", brinca ela.

Igualdade

O objetivo do programa, segundo a diretora, é aproximar a mulher que não tem essa rotina, de estar cada hora em um lugar, de ser uma estrela glamourosa que está conquistando públicos e que tem as mesmas questões: medo, se sente sozinha ou, às vezes, está feliz. "A ideia é mostrar que os sentimentos são os mesmos e as situações, embora em lugares diferentes, são muito próximas de ter que conquistar seu espaço, levar a coisa com leveza e, ao mesmo tempo, podendo dizer o que pensa. São questões de todas as mulheres que se aplicam a grandes artistas também", detalha Joana.

Você pode gostar
Comentários