Dom Pedro I (Cauã Reymond): longa estreia em 2019
 - fotos Fabio Braga/Divulgação
Dom Pedro I (Cauã Reymond): longa estreia em 2019 fotos Fabio Braga/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Começou a ser rodado o filme 'Pedro', que estreia em 2019, protagonizado por Cauã Reymond. O longa conta a história de Dom Pedro I, o imperador que retornou para Portugal fugindo de ser apedrejado pela população brasileira, nove anos depois de proclamar a Independência do país. A direção é de Laís Bodanzky ('Bicho de Sete Cabeças' e 'Como Nossos Pais'). A produção terá cenas em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro e São Paulo, e em Lisboa, Queluz e na Ilha do Faial, em Portugal.

"Queríamos resgatar esse lado menos conhecido do Dom Pedro I, algo que fosse além do grito de 'Independência ou Morte'. Escolhemos fazer um filme de personagem. Para interpretá-lo, eu pesquisei muito, li diversas biografias brasileiras e estrangeiras sobre ele", conta Reymond.

O longa mostra um momento de reflexão do personagem a bordo da nau inglesa Warspite sobre sua vida no Brasil desde a chegada de Portugal ao lado dos pais, em 1808, até sua abdicação. 'Pedro' terá a maior parte das cenas rodadas dentro da fragata inglesa, além de cenas no exterior do Cisne Branco, da Marinha Brasileira, uma réplica das embarcações da época.

Efeitos

O interior da fragata será filmado em estúdio, com a construção de sete cenários, alguns com uma traquitana tipo de carruagem que dará a sensação de balanço do mar. "Filmamos em alto-mar, numa travessia de Salvador ao Rio de Janeiro e também teremos cenas em uma fazenda em Rio das Flores, a 'nossa' Quinta da Boa Vista. Em Portugal, iremos filmar no Palácio de Queluz, onde Dom Pedro nasceu e morreu, e na Ilha do Faial, em Açores, onde ele desembarcou quando retornou para lutar contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal", destaca Bianca Villar, da Biônica Filmes.

Ambíguo

O filme mostra Dom Pedro tentando entender a série de acontecimentos que ele se vê envolto e o porquê de tudo dar errado quando parecia que iria dar certo. "Procuro construir o personagem a partir de suas ambiguidades. Mais do que o herói, buscamos o homem, com suas angústias, alegrias, dúvidas e paixões. O processo com a Laís está sendo muito instigante. Ela te provoca e deixa você dar as respostas", elogia o protagonista.

"Trabalhar com o Cauã está sendo um processo muito interessante, ver como ele já se transformou desde o início do projeto até agora. Estamos desconstruindo o imaginário que temos de Dom Pedro I para descobrir quem é o Pedro", complementa a diretora.

O elenco ainda é composto por nomes como Francis Magee, Gustavo Machado, Celso Frateschi, Vitória Guerra, Rita Wainer, Luise Heyer, Welket Bunguê, João Lagarto, Luisa Cruz, Isac Graça, Isabel Zuaa, Luisa Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome e Sergio Laurentino, entre outros.

 

Você pode gostar
Comentários