Pedro Henrique Gomes, da Deriva dos Livros Errantes - Arquivo pessoal
Pedro Henrique Gomes, da Deriva dos Livros ErrantesArquivo pessoal
Por Bete Nogueira
Para abrir os trabalhos sobre quem faz ou promove a leitura do Rio e das periferias, vamos falar de Pedro Henrique Gomes, 37 anos, professor de Geografia e agitador cultural do Méier. Ou melhor, ele que ganhe voz:
"Há dez anos que me envolvo em atividades culturais e educativas, especialmente na rua. Com o grupo Leão Etíope do Méier, promovia cineclubes, aulas públicas, shows, teatro, circo. Em parceria com a Livraria Belle Époque, promovo saraus e festival de futebol de botão. Desde 2011 tenho um projeto de incentivo à leitura, por meio do Deriva dos Livros Errantes, Há cerca de dez anos que me envolvo na realização de atividades culturais, educativas, especialmente na rua. 
Publicidade
Pedro tem um projeto de incentivo à leitura, o do Deriva dos Livros Errantes, que faz umas ações pelas ruas do Méier para as pessoas descobrirem onde há livros esperando por elas, uma caça (no bom sentido) pelo bem da literatura. E o moço não para: tem fazines também!
"No último ano, resolvi escrever coisas sobre o subúrbio, como futebol e música, em formato fanzine. Iniciei a coleção falando sobre o time do Bangu e suas conquiatas, num estilo que mistura crônica e conto, mas fruto de muita pesquisa. Depois, lancei 'É dia de Campuscão', sobre o time do Campo Grande. A fanzine mais recente é sobre o lendário Clube do Samba e o subúrbio de João Nogueira (cantor e compositor)."
Publicidade
Nas ruas, sempre. Mas sem desprezar a tecnologia. Pedro espalhou dez placas de PVC pelo Méier (claro) com códigos de QR, para serem escaneados pelo celular dos curiosos que queiram saber mais sobre o Clube do Samba: o código leva a um site com vídeos e mais informações.

Galeria de Fotos

Ação de Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Ação de Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Ação de Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Ação de Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Ação de Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Pedro Henrique Gomes, agitador cultural Arquivo pessoal
Pedro Henrique Gomes, da Deriva dos Livros Errantes Arquivo pessoal
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
O Corpo Encantado das Ruas, de Luiz Antonio Simas
Livro O Corpo Encantado das Ruas
Livro O Corpo Encantado das RuasReprodução
Publicidade
Itens da identidade carioca, especialmente do subúrbio e da Região Central, foi registrada pelo historiador: os doces de Cosme e Damião, as conversas de feiras, a alegria das crianças no Parque Shangai, na penha, e a genialidade de Pixinguinha, figura ilustre de Olaria. É para não esquecer as raízes que fazem do Rio um lugar tão mágico.
 
Publicidade
Frase
“Não se faz festa porque a vida é mole, mas pela razão inversa”
Publicidade
Luiz Antonio Simas, historiador e escritor
Mangá nacional
Mangá nacional
Mangá nacionalReprodução
Publicidade
A Conrad Editora está lançando 'Echoes – Além do Limiar', seu primeiro quadrinho digital em estilo mangá, escrito e desenhado pela brasileira Eliana Oda. A série será lançada em capítulos semanais, igual aos mangás japoneses, e nesta primeira temporada terá seis capítulos. O primeiro tem 30 páginas, custa R$6,90 e está disponível nas principais lojas digitais. Os capítulos seguintes serão lançados às quartas-feiras.
Echoes retrata a trajetória da jovem Machi pelo mundo fantástico de Feera, um lugar habitado por deuses, espíritos e humanos. Machi é uma garota misteriosa criada pela poderosa e influente Ordem de Ikhael, que busca salvar o mundo que está entrando em colapso. Por obra do destino, o caminho de Machi se cruzará com alguém que mudará sua vida para sempre.
Publicidade
Caminho de Santiago
O escritor carioca Ricardo Rangel lança seu novo livro,' O Destino é o Caminho – Uma crônica do Caminho de Santiago', em uma live no dia 1º de outubro, às 20 horas. O evento terá a participação dos jornalistas Cora Rónai, Mariliz Pereira Jorge e Pedro Dória.

O autor mistura informação e observação, paisagens e pessoas, ideias, lembranças, risos e reflexão em uma deliciosa viagem pelo celebrado Caminho de Santiago. Um caderno de fotos, minuciosamente selecionadas, inspira veteranos e novatos pela jornada de quase 800 quilômetros.

Além dos perfis do autor no Facebook e Youtube, a live será transmitida também pela Livraria Argumento e pela Edições de Janeiro.
Publicidade
Casa da Árvore
 A casa Omolokum está para reabrir na Pedra do Sal, onde vai funcionar a Casa da Árvore (@livrariacasadaarvore, no Insta). É um espaço para vender livros e curtir lançamentos e encontros literários. Os organizadores estão com um financiamento coletivo, para quem acredita na proposta. Vá no site (benfeitoria.com) e procure Casa da Árvore - Ajude uma livraria a florescer.