Quatro crianças cariocas ilustram 'O Ickabog', novo livro de J.K. Rowling
Com desenhos feitos somente por crianças, nova obra infantil da autora da saga Harry Potter levanta debate sobre política e autoritarismo
Rio - Era uma vez um antigo reino que tinha o melhor queijo, vinho, doces e seu povo vivia feliz, com a exceção de um pequeno território onde vivia o místico monstro Ickabog. Na disputa pelo poder, ele ganha vida e, no decorrer da história, em um reinado autoritário, o povo descobre que os monstros moravam bem mais perto do que imaginavam. Essa é a história do livro infantil ‘O Ickabog’ (Ed. Rocco), da autora J.K. Rowling, famosa pela saga Harry Potter, que foi lançado neste mês.
Rowling escreveu a fábula há mais de dez anos para seus filhos. Ela optou por lançar os capítulos na internet durante a pandemia, de forma gratuita, em diversos idiomas, semanalmente. Para entreter ainda mais as crianças, isoladas em casa, fez um concurso: as chamou para ilustrar trechos das quase 300 páginas.
Publicidade
O prêmio do concurso de ilustração será um acervo de livro para uso pessoal e outro para doação. Além disso, a autora abriu mão dos valores que teria direito com a venda dos exemplares para repassar a grupos que sofrem com a pandemia.
Publicidade
As crianças vencedoras já sonham com a carreira artística. “Quando crescer quero ser uma grande artista, como o pintor Claude Monet, ou ilustradora da Disney”, afirmou Isabela. “Atriz e ilustradora”, respondeu Alícia. Já para Maria Clara, o céu não é o limite: “Estou na dúvida entre três opções: desenhista, cantora ou astronauta”.
Publicidade
O lançamento de ‘O Ickabog’ levantou críticas de internautas que acusam Rowling de ter opiniões transfóbicas. Sobre isso, a Rocco afirmou que: “As opiniões pessoais dos autores dos livros da Rocco não refletem a opinião da editora”.
'O Ickabog', Ed. Rocco. R$ 69,90
Publicidade