Foliões não poderão entrar com latas ou garrafas de vidro na Marquês de SapucaíReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Com os desfiles da Série Ouro, a Marquês de Sapucaí abre as portas oficialmente para o Carnaval carioca na noite desta sexta-feira (28). Junto à alegria, vem também a dúvida por parte dos foliões: afinal de contas, pode ou não entrar no Sambódromo com lata de cerveja?
A resposta é não. De acordo com a lista divulgada pela Liesa e a prefeitura do Rio, além de informações que constam no site Rio Carnaval, não será permitida a entrada de latas, e de garrafas de vidro, no interior da Sapucaí. A proibição, no entanto, se estende apenas às embalagens e quantidades.
Polêmica com lanches
Em uma lista anterior, constava que seriam permitidas as entradas apenas de comidas industrializadas. A decisão, no entanto, deixou os foliões indignados, já que é tradição levar para a Avenida os lanches caseiros.
Foi então que o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para informar que o público poderia sim levar os lanches de casa. "Pode levar o rango que quiser. Está liberado!", escreveu ele no X, antigo Twitter. A publicação fez com que a Liesa voltasse atrás e reconsiderasse a decisão.
"O que pode é aquilo de consumo próprio. Você pode levar sua bebida na garrafa plástica ou num copo térmico. O que não pode é a latinha, porque o carnaval tem patrocinador. Você não pode levar a latinha de outro patrocinador para dentro da Avenida, se não você afeta o dinheirinho que as escolas ganham, que é muito importante para tudo que elas apresentam", afirmou Gabriel David, presidente da Liesa, em vídeo publicado no Instagram.
Veja o que pode ou não levar para o Sambódromo.
Pode
- Bolsa térmica pequena e individual;
- Até duas garrafas plásticas, ou copos térmicos, de até 500ml cada (água, suco, refrigerante, cerveja);
- Até dois alimentos, com peso máximo de 500g cada;
- Frutas, desde que armazenadas em sacos plásticos com fechamento hermético.  
Não pode
- Isopores, coolers, baldes e sacolões, garantindo maior segurança e fluidez na entrada;
- Alimentos que não sejam individuais e de consumo próprio, como refeições completas, isopores ou grandes volumes de comida;  
- Garrafas de vidro;
- Latas de alumínio;
- Aerossóis; 
- Guarda-chuva;
- Bastões ou paus de selfie;
- Sacolas; 
- Sacos plásticos;
- Armas de fogo;
- Objetos cortantes; 
- Fogos de Artifício;
- Sinalizadores.