Liesa anuncia retorno do setor zero e monta tenda para velha guarda na concentraçãoReprodução / Instagram

Rio - Os desfiles das escolas de samba de 2025 voltarão a contar com o "setor zero", na Avenida Presidente Vargas. Com entrada gratuita, o espaço, que não era montado desde 2020, é destinado aos apaixonados por Carnaval que não têm condições de comprar ingressos de arquibancadas e camarotes. O retorno foi anunciado, junto com diversas novidades para a área de concentração do Sambódromo, pelo presidente da Liesa, Gabriel David, nesta quinta-feira (27).
A arquibancada permite que a população acompanhe gratuitamente a movimentação das escolas de samba no momento em que se preparam para entrar na Avenida. Por estar localizado na rua, o espaço conta com dois postos da Polícia Militar, um em cada lado.
"É um setor gratuito, que quem chegar pode ver a concentração das escolas daqui. Ele sempre foi muito famoso, muito utilizado aqui no Sambódromo, mas há muitos anos que ele não era montado, que ele não existia. Então, a Liesa decidiu voltar com isso esse ano para ter mais pessoas podendo assistir essa fase de concentração, de preparação das escolas antes de entrarem na Avenida, com todos os carros e todas as fantasias", disse Gabriel ao anunciar o retorno do setor zero.
Como o "setor zero" é erguido próximo ao Canal do Mangue, uma das reclamações de anos anteriores por parte dos foliões era relacionada ao mal cheiro do rio que passa pelo local. 
Melhorias e espaços para os desfilantes
O retorno da arquibancada, no entanto, é apenas uma das novidades para a concentração da Sapucaí. Gabriel David também revelou que, neste ano, os desfilantes terão disponíveis mais espaços para se arrumar.
Além do tradicional camarim, muito utilizado pelas rainhas de bateria para retocar maquiagem e vestir as fantasias, agora os integrantes dos carros de som, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, e as baianas terão seus próprios espaços para trocar de roupa e se concentrar.
Com portas duplas, para melhor passagem das fantasias, os contêineres serão separados, um para o casal, outro para as baianas e um terceiro para os integrantes do carro de som. Ao lado, também foi montada uma tenda, equipada com ventiladores, destinada à velha guarda e baianas.