Cerca de 200 mil preservativos serão distribuídos durante os quatro dias de Carnaval, em blocos e na SapucaíDivulgação
Campanha de alerta contra o HIV distribui milhares de preservativos em blocos e na Sapucaí
Agentes também vão entregar materiais educativos aos foliões
Rio - Cerca de 200 mil preservativos externos e internos serão distribuídos em blocos de rua no Centro e na Zona Sul do Rio, assim como no Sambódromo e no entorno, entre sábado (1º) e terça-feira (4). A iniciativa é uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde para prevenção contra o vírus HIV durante o Carnaval.
Além dos preservativos, 18 agentes promotores de saúde vão circular por locais com grande concentração de foliões entregando também material educativo sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST); profilaxia pós-exposição (PEP), como é conhecida a medicação aplicada em casos de exposição pontual isolada ao vírus; e pré-exposição (PrEP), que é a medicação antirretroviral para pessoas não infectadas pelo HIV, a fim de se evitar a infecção durante a relação sexual. As equipes poderão ser identificadas por camisas e 'pirulitos' da 'Cuide-se na folia!'.
Carlos Tufvesson, gerente de IST/Aids da secretaria, fala sobre a importância da informação: “Chegamos a 16 mil cadastrados no PrEP, mas ainda é grande o desconhecimento em nossa população sobre as estratégias de prevenção combinada”.
A SMS informa que unidades de urgência e emergência, como UPAs e CERs, estarão abertas durante o Carnaval para atendimento e oferta de PEP para quem tenha tido relações sexuais desprotegidas durante o período.
A pasta destaca ainda que ao longo de todo o ano, qualquer unidade de Atenção Primária do município – como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde –estão aptas a realizar testagem rápida para diagnóstico de HIV/Aids e outras ISTs; aplicação de PrEP e PEP; e retirada de preservativos. Nestes locais, a população também tem acesso gratuito a medicações para o tratamento de HIV/Aids e outras ISTs, e vacina para hepatite B.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.