Erika Januza falou sobre a preparação para o carnaval deste ano Divulgação / Marcio Farias
Erika Januza, rainha de bateria da Viradouro, garante: 'Faremos mais um lindo desfile'
Atriz fala sobre preparação para o carnaval deste ano e adianta detalhes da fantasia
Rio - Natural de Contagem, Minas Gerais, Erika Januza está com o "coração à mil" para o desfile da Unidos do Viradouro, atual campeã do carnaval carioca, neste domingo (2). Rainha de bateria da escola desde 2022, a atriz de 39 anos não esconde a ansiedade para cruzar a Sapucaí, opina sobre o enredo "Malunguinho, o mensageiro de três mundos", adianta detalhes de sua fantasia, revela se tem algum ritual antes de entrar na Avenida e ainda fala sobre a experiência de apresentar o programa "Rainhas Além da Avenida", do GNT. Confira a entrevista completa.
- Você reina mais um ano à frente da bateria da Viradouro. Qual a expectativa para o desfile deste ano? O coração já está a mil?
Eu estou muito feliz, preenchida por um sentimento de alegria e gratidão. Sou apaixonada pelo Carnaval. Desde muito pequena, sempre fui encantada por essa festa tão linda e tão potente. Tenho certeza que faremos mais um lindo desfile este ano. Coração já está a mil, aceleradíssimo, mas tem muita alegria presente.
- A Viradouro vai buscar mais um título com o enredo "Malunguinho, o mensageiro de três mundos", que exaltará a saga do líder quilombola João Batista. Você gostou da escolha?
Muito! A Viradouro tem um processo muito legal que, mais do que apenas comunicar o enredo para os integrantes, ela ensina. A gente aprende profundamente sobre aquilo que vamos apresentar na avenida. Eu sempre absorvo muito nesse processo. Temos uma letra incrível, a construção musical do samba-enredo está uma delícia e sei que temos uma linda história para apresentar para o público. A Bateria do Ciça vem mais uma vez para arrebentar, com toda a sua genialidade. Impossível não se contagiar.
- O que você pode adiantar da sua fantasia? É mais ousada? Mais comportada? O que ela representará?
Vocês vão precisar esperar o dia do nosso desfile (risos). Não posso adiantar sobre a fantasia. Eu gosto muito da surpresa de as pessoas verem no dia, poderem ver toda aquela magia que acontece junto de toda a escola. Eu fiquei feliz demais com ela. Mas o que posso dizer é que é um personagem que teve uma função para o Malunguinho. Como atriz, amo essas possibilidades de representar.
- Você tem algum ritual antes de entrar na avenida?
É um dia totalmente de concentração, de deixar a energia, a alegria e toda a força para a avenida. Eu sempre faço uma oração antes de começar.
- A preparação para o Carnaval começa muito antes. A gente vê que você comparece a todos os ensaios, samba muito. Além de sambar muito, como você se prepara para essa época do ano? Prioriza algo na alimentação? Intensifica os treinos?
Minha maior preparação é ir aos ensaios de quadra e de rua. Eu busco estar em todos os que eu posso. Eu só não vou se tenho alguma gravação, algum compromisso de trabalho. Amo estar com a escola, com os integrantes, cantando o nosso samba-enredo. É claro que eu treino, tenho uma alimentação já saudável no dia a dia, mas tudo é pensando em ter disposição, força e alegria para passar pela avenida.
- Você está na Unidos do Viradouro desde 2022. Qual foi o momento mais marcante que já viveu representando a escola?
Todos os momentos foram muito marcantes. Desde o anúncio de que seria rainha de bateria, passando por todos os desfiles. Ganhar o título no ano passado foi uma emoção muito grande, um momento que eu jamais vou esquecer.
- Teria algum momento mais difícil na Avenida?
Eu fico tão focada e tão feliz que, mesmo as dificuldades, elas não têm tanta importância diante da magnitude que é estar vivendo aquilo.
- É difícil conter a emoção ao desfilar?
Muito! É sempre um momento de muita emoção e ansiedade. Eu não consigo dormir, por exemplo, na véspera. Tem aquele sentimento de querer que tudo dê certo, de dar o meu melhor, de ver a escola brilhando. São muitos sentimentos para administrar.
- Sua família virá de Minas para o Rio prestigiar seu desfile?
Sim! A família e os amigos estarão lá prestigiando e celebrando comigo.
- Como foi apresentador o "Rainhas além da Avenida", do GNT? O programa fez com que você também enxergasse as outras rainhas de maneira diferente?
Eu amo exercitar o meu lado comunicadora e apresentadora. 'Rainhas além da Avenida' é um projeto que eu idealizei com o meu amigo e stylist Vitor Carpe. Quando criamos, a nossa ideia era justamente mostrar essas Rainhas por um outro ângulo, sob uma nova perspectiva. E eu fico muito feliz de ver o resultado na TV. Acredito que conseguimos mostrar o quanto que a paixão pelo Carnaval é presente para essas mulheres e como elas equilibram suas vidas para além do título de Rainha. Estou orgulhosa com o programa, feliz de poder compartilhar com o público essas histórias.
*Reportagem da estagiária Mariana Amaral, sob supervisão de Isabelle Rosa