Rio - No segundo dia do Carnaval, diversos blocos alegraram as ruas do Centro do Rio, neste domingo (2). O tradicional Cordão do Boitatá, que nasceu em 1996 com um grupo de estudantes, e se apresenta com bateria e orquestra de sopros no Largo do Paço, ficou lotado de foliões com as fantasias mais diversas, como a do ex-presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. com direito a charuto.
fotogaleria
Principal personagem do saudoso humorista Paulo Gustavo, a dona Hermínia também apareceu no bloco. Cartazes com o rosto da atriz Fernanda Torres, que está concorrendo ao Oscar, também não faltaram.
A política também esteva em alta, com um folião usando o nome do ex-ajudante de ordens do governo Bolsonaro, o tenente coronel Mauro Cid, na tampa de um vaso. Cid ficou conhecido por fazer delações sobre o ex-presidente, inclusive referente ao suposto plano de golpe em janeiro de 2023.
Para animar a festa, no palco, a orquestra de multi instrumentistas e intérpretes como Mariana Baltar, Mascos Sacramento, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Marina Iris e Moyses Marques comandaram o rico repertório de marchinhas, frevos, maxixes, choros, carimbós e muito samba. Esta edição do evento, a 19ª desde a fundação do bloco, teve homenagens a Gonzaguinha e Geraldo Azevedo, além de tributos a Paulo Moura, Banda Black Rio, Luiz Carlos da Vila e Milton Nascimento.
"O Boitatá é uma família que pensa o Carnaval de uma maneira democrática. Então, para mim, esse movimento é muito mais do que cantar, é uma manifestação político-social. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família", disse Mariana Baltar.
No Centro, também desfilou o Marcha Nerd, no Largo de São Francisco da Prainha, e o Bloco 442, que começou o desfile às 7h e reuniu cerca de 4.500 foliões com hits carnavalescos e clássicos do samba. O Boi Tolo foi outro que levou muitos foliões à região. Saiu da Praça Tiradentes e percorreu diversas ruas da região. Já às 13h, o tradicional Bloco Toca Raul, que reinterpreta as músicas de Raul Seixas em diversos ritmos brasileiros, como frevo, samba, marchinha, ijexá, afoxé e maracatu, se apresentou na Praça Tiradentes.
Na Zona Sul, o tradicional Simpatia é Quase Amor reuniu centenas de foliões e até banhistas que saíam da praia resolveram se jogar na folia. Quem acordou cedo aproveitou o Bloco da Areia, na orla do Leblon, às 7h. Com uma mistura de samba e música popular brasileira (MPB), a agremiação,formada por amigos que jogavam vôlei na praia em frente ao Posto 12 reuniu vários foliões que se divertiam debaixo do sol quente.
De acordo com informações divulgadas pela Riotur, o Boitatá, o Empolga às 9 e o Simpatia reuniram cerca de 70 mil pessoas. Na tarde de domingo (2), o Empolga, que foi criado há 22 anos na Praia de Ipanema, se apresentou no Leme com um desfile parado.
A Zona Norte também "caiu na gandaia". Blocos como Piranhas da Senador Nabuco, em Vila Isabel, Bonecas Deslumbradas, em Olaria, e Xodó da Piedade eram algumas das opções. Já na Zona Oeste, o Carnaval tomou conta da Barra da Tijuca, Guaratiba e Bangu, com blocos como Buda da Barra, Arrastão da Barra de Guaratiba e Virilha de Minhoca.
Saiba onde se divertir
A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua do Rio 2025.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.