As uruguaias Sandra, Mayra e Gina vieram de Montevidéu curtir o Carnaval e as praiasRenan Areias / Agência O Dia
Blocos x praia: em meio ao fervo das ruas, cariocas e turistas escolhem a calmaria do mar
Enquanto milhares de pessoas se aglomeravam em blocos, outras preferiram o refresco das águas de Copacabana para curtir o Carnaval
Rio – Alheios à agitação do Carnaval, muitos cariocas e turistas escolheram o "Bloco da Praia" para fechar o feriado, nesta terça-feira (4), na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O calor – a previsão de máxima para este último dia de folia é de 36º C, segundo o Alerta Rio –, o mar sereno e a distância das grandes concentrações foram fatores que motivaram tal opção.
David Barreto, 18 anos, saiu de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, rumo a Copacabana, mas não para se juntar aos cerca de 5 mil foliões que pulavam no bloco Afoxé Filhos de Gandhi, desde as 9h30, na concentração.
Ao lado de família e amigos, ele tinha os pés na areia como foco: "A gente prefere ficar mais na praia mesmo, diversão em família. Sem a bagunça do Carnaval. E aqui é isso: altinha e zoação entre amigos e primos", afirmou.
Mayra Coitino, 27 anos, Gina Coitino, de 56, e Sandra Pinha, 58, filha, mãe e amiga da mãe, respectivamente, vieram de Montevidéu, no Uruguai, há cinco dias e regressam nessa quarta (5). E embora tenham escolhido o Rio para aproveitar o Carnaval, não quiseram saber do concorrido Fervo da Lud, megabloco com a cantora Ludmilla, que atraiu 750 mil pessoas no Centro.
Depois de conhecerem Ipanema e Praia Vermelha, na Urca, o destino desta vez foi Copacabana: "Viemos para aproveitar um pouco a praia, o sol. Já saímos para aproveitar o Carnaval, então, como voltamos amanhã, agora é mais para relaxar", ponderou Mayra.
Diante do impressionante número de foliões reunidos no Fervo da Lud, Lucas Martins, 26 anos, do Cosme Velho, chegou a Copacabana ainda mais determinado a cumprir um objetivo: evitar aglomerações.
Daí a praia como alternativa: "Nossa ideia é fugir da muvuca mesmo, muita briga, gente bêbada. Tudo isso faz a gente não gostar tanto de Carnaval", concluiu um sincero Lucas, junto da namorada Vitória Emanuela, de 25 anos, e da madrinha Mara Martins, 48.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.