Portela lança gravação especial em homenagem ao povo gaúchoPedro Henrique Fernandes / Divulgação

Rio - A Portela lançou neste sábado (21) uma gravação em tributo ao Rio Grande do Sul. A iniciativa reúne elementos do samba carioca e das tradições culturais do Sul do país. 

A gravação apresenta uma nova interpretação do samba-enredo "Festa de Batuque", originalmente apresentado pela escola Bambas da Orgia no Carnaval de 1995. A agremiação de Porto Alegre é considerada afilhada da Portela.
A obra, composta por Paulo da Silva Dias e Delmar Barbosa, é interpretada por Gilsinho, cantor oficial da escola carioca, com acompanhamento da bateria Tabajara do Samba, sob a direção do Mestre Vitinho.

"Acreditamos no poder do samba como linguagem de afeto e união. Esta homenagem é um gesto de carinho da Portela para com nossos irmãos gaúchos, reafirmando o respeito à cultura popular que nos conecta", declarou o presidente da escola, Junior Escafura.

Em 2026, a Portela apresentará o enredo "O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande". A proposta aborda a figura de Príncipe Custódio, personagem histórico e espiritual ligado à tradição afro-gaúcha e ao Batuque, religião de matriz africana presente no Sul do Brasil.
O conteúdo está disponível nas plataformas oficiais da azul e branco.
Confira o vídeo!