A apresentadora de TV e colunista de O DIA, Gardênia Cavalcanti, participou na noite desta segunda-feira (3) de um coquetel promovido pela escola de samba Tradição, onde foram apresentados os protótipos das fantasias e alegorias do desfile que vai homenageá-la no Carnaval 2026.
O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente, tem como título “Entre fé, coragem e sonhos: a história de Gardênia Cavalcanti” e será apresentado ao público no próximo dia 9. A Tradição será a 11ª escola a desfilar na Série Prata, no dia 15 de fevereiro, na Intendente Magalhães.
O desejo de transformar a Gardênia em enredo partiu do próprio Leandro, que se encantou com sua história de superação, força e fé. “Ela tem nome de flor. Gardênia é planta de raízes fortes, flores intensamente perfumadas, que desabrocham entre a primavera e o verão. Mas a nossa Gardênia é única. Uma flor que enfrentou tempestades, noites escuras e invernos rigorosos. E mesmo assim, floresceu”, resumiu Leandro.
Durante o evento, Gardênia acompanhou a apresentação dos figurinos e alegorias que representarão diferentes fases de sua trajetória pessoal e profissional.
O coquetel contou com a presença de integrantes da diretoria da escola, membros da equipe de criação e convidados ligados à homenageada. O encontro marcou o início oficial da preparação do desfile, que já está em fase de finalização dos figurinos e desenvolvimento das alegorias.
A presidente da Tradição, Raphaela Nascimento, destacou a importância do enredo: “Para mim, como presidente mulher, é um grande privilégio ter um enredo de uma mulher nordestina que não veio para o Rio de Janeiro como vítima, e sim com propósito, garra e determinação. É uma história digna de um filme. Ela lutou, trabalhou e venceu. Hoje, Gardênia é um grande exemplo para outras mulheres”.
Em declaração à imprensa, Gardênia agradeceu à escola e à equipe responsável pelo projeto. “Receber esse reconhecimento é um dos maiores presentes da minha vida. Ser enredo é ter minha história contada através da arte e da cultura popular, e isso me enche de orgulho e gratidão. Quero dividir essa conquista com todas as mulheres lutadoras, que assim como eu lutam pelos seus espaços, principalmente as nordestinas. Com minha família e com todos que sempre acreditaram em mim. Ser enredo é mais do que uma homenagem, é a certeza de que minha trajetória inspirou outras pessoas e de que minha arte deixou um legado. Agradeço à Tradição por me proporcionar essa emoção única”, enfatizou a apresentadora da Band Rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.