Incêndio destrói acervo e prédio do Museu Nacional da Quinta da Boavista, em São Cristóvão - Alexandre Brum / Agência O Dia
Incêndio destrói acervo e prédio do Museu Nacional da Quinta da Boavista, em São CristóvãoAlexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Vários famosos usaram as redes sociais para lamentar o incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio, e destruiu um acervo de pelo menos 20 milhões de itens, na noite deste domingo. Muitos artistas além de lamentar a perda histórica e cultural, chamaram atenção para a negligência dos governantes. 

Confira o que os famosos disseram:

Patrícia Pillar - "Fruto da negligência e do desmonte generalizado que estamos vivendo"

Glória Pires - "O fogo leva 200 anos de história da humanidade, até hoje preservadas pelo Museu Nacional. Estou sem palavras para demonstrar o sentimento que representa essa perda"

Débora Falabella - "Museu Nacional em chamas. Quanto descaso! Que tristeza. Como nosso país está largado. Como o Rio está largado. Uma perda inestimável para a cultura e história do nosso país."

Edson Celulari - "Museu Nacional no RJ em chamas, um perda irreparável para a nossa história... Até quando esse abandono cultural vai nos devorar? Triste domingo de 2 de setembro"

Luciano Huck - "Perda inestimável de um enorme acervo do patrimônio histórico brasileiro. Resultado de uma política cultural equivocada que não valoriza nossos museus como deveria. Entender nosso passado é o melhor jeito de desenhar nosso futuro. Muito triste com a cena do museu ardendo em chamas."

Walcyr Carrasco - "Que cena triste! Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu Nacional no Rio, que completou 200 anos. Com as verbas para a cultura cada vez menores, estão fazendo com que a gente perca o nosso patrimônio! Até quando a cultura vai sofrer no Rio de Janeiro e no país? #cultura #vergonha #museunacional"

Zezé Motta - "20 milhões de itens estão sendo queimados neste momento, no museu mais antigo do nosso país. 200 anos de história. Triste. A culpa? Da falta de atenção do nosso governo. #luto #museuhistorico #museunacionalufrj"

Glória Maria - Gloria Maria - "Não podemos deixar barato! É nossa história!"

Solange Couto - "Muito triste ver nossa história se esvaindo por desleixo. Neste lugar vivi parte da minha adolescência, aprendi, estudei,brinquei, e agora vejo tudo indo embora para não mais voltar! Estou chorando muito de tristeza! Adeus minha história. Adeus história do Brasil. Adeus referência. ADEUS!"

Astrid Fontenelle - "Uma tragédia para a História, a Cultura e a Ciência. Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis (o mais antigo do Brasil e que essa semana Gabriel estudou na escola); coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas. Eu me somaria a esse numero esse ano!!! Um crime!!! E vem aí 20 anos sem investimento na área da educação.... Indo dormir arrasada"

 

Você pode gostar