“O YouTube é a bola da vez, e nomes importantes do entretenimento já perceberam isso pois não querem perder seu público. Além de ser uma ferramenta que permite uma maior liberdade de produção de conteúdo do que os canais de TV”, aponta Sérgio Tristão, especialista em marketing digital e fundador da First 4 Digital, empresa que é uma das principais do Brasil na produção de conteúdo audiovisual para a internet.
Tristão tem em seu portfólio projetos no Youtube com famosos como Fernanda Keulla, Mirella Santos, Carol Castelo Branco, Mariana Kupfer, entre outros, e também é constantemente procurado por celebridades consagradas na TV como Guilhermina Guinle, Adriane Galisteu e Carolina Ferraz. “É um mercado que só tende a crescer e ganhar cada vez mais rostos conhecidos. A TV está ficando para trás”, diz o especialista.
Espaço para inovação
Uma das chaves para o crescimento do YouTube é a ampla possibilidade de conteúdos para produzir, desde um simples canal de entrevistas até vídeos de bastidores e outros formatos. Foi Tristão quem produziu e dirigiu o primeiro reality show brasileiro na plataforma, expandindo depois para gravações na Europa.
“É um formato que dá muito certo e que cada vez mais influencers estão apostando. Em um dos episódios, mostramos os bastidores de um dos últimos “Programa do Gugu” na TV Record, gravado em Istanbul a convite do Ministério do Turismo da Turquia, e aquilo impulsionou bastante a audiência do programa na televisão. O próprio Gugu e seu diretor vieram me parabenizar depois”, conta Sérgio Tristão.
Segundo Tristão, as emissoras estão cada vez mais tentando levar o público da internet para a televisão. No entanto, a relação às vezes é conflituosa.
“Eu produzia o canal da apresentadora Fernanda Keulla, e um dos trechos exibidos no YouTube foi ao ar na novela Pega Pega sendo comentado por um dos personagens. Logo depois a Fernanda foi convidada para fazer um teste na emissora e passou para apresentar o GShow na internet e o Vídeo Show na TV. Assim que ela assinou o contrato, me ligaram pedindo para tirar o canal do ar, inclusive o vídeo que eles próprios exibiram na TV. O maior medo da Globo é o Youtube e a Netflix”, aponta Tristão.
8 DICAS PARA TER SUCESSO
Há um caminho muito longo entre gravar um vídeo e ter sucesso no Youtube, sendo eventualmente pago pela própria plataforma, que tem um sistema de monetização de seus vídeos – nomes como Whindersson Nunes, Felipe Neto, Kondzilla e Porta dos Fundos fazem fortuna apenas na rede social, por exemplo. Sérgio Tristão lista oito dicas importantes para ter sucesso no Youtube:
Espontaneidade
Interação com quem está atrás das câmeras
Edição baseada em métricas
Frequência
Definir uma periodicidade para os vídeos é fundamental, pois isso cria um “compromisso” com o público, que sempre vai esperar vídeos em determinado dia e hora. É importante não deixar de publicar os vídeos com uma frequência.
Planejamento
Por mais que os vídeos precisem fluir com naturalidade, é importante ter um planejamento bem definido para o conteúdo dos próximos vídeos. Isso dá um “norte’ para o canal.
Estrutura de equipamentos
Os vídeos não precisam ser super produções de Hollywood – é até bom que não sejam – mas é necessário que seja minimamente bem gravado. Aspectos como áudio, luz e fotografia devem ser de qualidade para dar credibilidade ao canal.
Divulgação
Mídias Sociais
É importante que as redes sociais estejam interligadas, com conteúdos definidos para cada uma delas Assim, você consegue levar o seu público do Instagram para o Youtube, e vice-versa.