Fabio Porchat pede desculpa por vídeo do Porta dos Fundos considerado gordofóbico

Canal de YouTube foi criticado por ter associado o corpo gordo com características negativas

Por iG

Fabio Porchat se pronuncia sobre vídeo considerado gordofóbico do Porta dos Fundos
Fabio Porchat se pronuncia sobre vídeo considerado gordofóbico do Porta dos Fundos -

São Paulo - O canal humorístico no YouTube Porta dos Fundos recebeu fortes críticas por um vídeo publicado na última quinta-feira (4). O roteiro foi considerado gordofóbico por muitas pessoas e celebridades, como Leandro Hassum e Fabiana Karla, criticaram a empresa. Após a repercussão negativa, Fabio Porchat fez uma live com as influencers Bianca Barroca e Alexandra Gurgel pedindo desculpa pelo erro.

No vídeo "Teste de Covid", um homem, interpretado por Fabio de Luca, um ator gordo, liga para saber o resultado de um teste da doença. A atendente de telefone responde que seria impossível o vírus sobreviver em um "corpo podre" como o dele. Ao se desculpar por essas falas, Porchat contou para as influencers como funciona o processo de criação no Porta dos Fundos.

"Cada um escreve o roteiro e leva para uma reunião, para uma leitura coletiva. A gente ouviu, leu junto e o mais curioso foi que ninguém ficou com o pé atrás, porque não havia indicação de ator. Então a piada central era uma pessoa com o organismo tão podre que nem o vírus iria querer ficar lá dentro", contou o humorista.

As outras integrantes da live responderam que por mais que a intenção da equipe do canal não fosse criar um conteúdo gordofóbico, eles acabaram fazendo isso mesmo assim. Porchat concordou com o puxão de orelha e declarou: "Temos que fazer piada com o opressor, nunca o oprimido".

O apresentador do GNT também se lembrou de vídeos antigos do Porta dos Fundos que tiveram posicionamentos preconceituosos, o que hoje em dia não seria mais aceito. " O nome do nosso primeiro vídeo é ‘Traveco na firma’. A gente jamais falaria isso hoje. Acreditamos que estamos em uma constante evolução. A mesma coisa com a gordofobia, essa conversa é uma ótima discussão para que a nossa luta não seja seletiva", ele disse.

Além de Porchat, o ator principal do vídeo também apareceu na live e contou as reflexões que teve após ver toda a repercussão. "Esse alerta me fez me enxergar de maneira diferente. Eu sempre fiz piada com o meu corpo porque achava que tinha que ser assim e não precisa, é só viver", disse Fabio de Luca.

Comentários