Thiago Gagliasso votou contra a entrega da Medalha Tiradentes para Ludmilla na AlerjReprodução/Instagram

Rio - Thiago Gagliasso, de 34 anos, se manifestou sobre o motivo de ter votado contra a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), à Ludmilla. Em um vídeo compartilhado no Instagram, nesta quarta-feira, o deputado estadual esclareceu que sua decisão não é pessoal e diz que outros artistas mereciam mais a honraria por saberem 'cantar o hino' nacional.  
"Quero registrar meu voto contrário. Nada pessoal contra a Ludmilla", disse o irmão de Bruno Gagliasso durante a audiência. Na legenda da postagem, ele escreveu: "A polêmica 'Medalha Tiradentes' a honraria maior do Estado do Rio de Janeiro foi concedida a cantora Ludmilla. Se você votar contrário a isso, querem te tirar para Racista, para tudo que você imaginar. Tenho diversos amigos no funk, no pagode, no samba, negros, brancos de todas as cores que merecem ganhar. A diferença é que eles certamente sabem cantar o hino, o que deveria ser o básico para ser concebida qualquer honraria do seu Estado". 
Para quem não lembra, Ludmilla enfrentou um problema técnico durante sua apresentação na abertura da GP de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no início deste mês. Responsável por cantar o hino nacional, a cantora disse que tirou a situação de letra. "Teve uma falha no som no início, mas enfim, a gente tirou de letra e arrasou. Foi top!". 
Logo no início do hino não dava para ouvir o que a artista cantava. Os internautas, então, apontaram que ela tinha esquecido a letra e a compararam com a cantora Vanusa, que errou a letra do hino em 2009 durante uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na época, a artista justificou o erro ao dizer que tinha tomado um remédio para labirintite antes do evento.
Entenda 
Ludmilla, de 28 anos, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (23), para celebrar a confirmação de que irá receber a Medalha Tiradentes. Nos Stories do Instagram, a cantora agradeceu aos políticos que votaram a favor da concessão, mas acusou o deputado estadual Thiago Gagliasso, que foi contra a homenagem, de racismo.
Em vídeo, Ludmilla citou que o irmão de Bruno Gagliasso alegou ter votado "não", supostamente, por causa da letra da canção "Verdinha": "Eu fiz um pé / Lá no meu quintal / Tô vendendo a grama da verdinha a um real". No entanto, a famosa afirmou que a atitude teria sido motivada por racismo e relembrou um episódio que viveu ao encontrar Thiago em uma festa.
"Primeiramente: ele é racista sim. Sabe o que aconteceu? A gente estava na casa de uma das pessoas mais famosas desse país. E aí eu estava acompanhada de um cara. E ele (deputado) conhecia esse cara. Ele chegou nesse cara, simplesmente, na minha cara e falou: 'Ô mano, tanta mina gata aqui na festa e você tá com essa macaca?'", relatou a artista.
A dona do "Numanice" contou a reação que teve ao escutar a fala racista: "A gente olhou pra cara dele e começou a discutir. E aí já veio um monte de gente pedindo calma, dizendo que ele é assim mesmo, que às vezes passa dos limites. Eu falei que nesse tipo de situação não tem calma. Eu estava meio que sozinha com esse cara, que acabou me defendendo. Não estava com a minha família, com meus amigos, então eu fiquei muito mal", desabafou.
"Esse foi um dos piores racismos que eu sofri na minha vida. Quem é mulher preta sabe do que eu estou falando. Eu fiquei muito mal e eu nunca esqueci aquilo, daquela situação", lamentou ela, que chegou a se pronunciar sobre uma onda de ataques racistas na internet que enfrentou recentemente.
Ludmilla voltou a ressaltar que o voto de Thiago Gagliasso contra a entrega da medalha foi por racismo e celebrou a conquista, que é motivada pela campanha de doação de sangue que a cantora encabeçou no Rio de Janeiro, em julho deste ano. "Ele vai passar mal, porque ele vai ser racista, ele vai falar, ele vai voltar contra. Mas a mãe venceu a medalha, mas a mãe não para de lotar estádio. Mas a mãe está com navio agora, mega estourado. Mãe está com turnê estourada", declarou.