Selena Gomez publica vídeo chorando por imigrantes deportados e apaga após repercussão negativa
'Aparentemente não está tudo bem mostrar empatia pelas pessoas', disse a cantora; secretário de fronteira de Trump afirmou que não se desculpará pelas ações
Cantora e atriz Selena Gomez chora pela situação dos mexicanos que estão sendo deportados - Reprodução / Redes sociais
Cantora e atriz Selena Gomez chora pela situação dos mexicanos que estão sendo deportadosReprodução / Redes sociais
A cantora e atriz Selena Gomez, de 32 anos, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (27) para publicar um vídeo em que aparece chorando pela situação dos mexicanos que estão sendo deportados dos Estados Unidos. Pouco tempo depois, no entanto, após a repercussão negativa, a artista apagou a publicação.
Y’all will not pull that fucking victim card this time, these are actual TEARS for her people! She’s showing empathy and if you guys can’t show that.. YOU ARE THE PROBLEM. Not Selena Gomez. Fuck all of you losers. pic.twitter.com/41CE9Jz62E
"Eu só queria dizer que sinto muito", disse a cantora, filha do mexicano Ricardo Joel Gomez. "Meu povo está sendo atacado. As crianças... Eu não entendo. Sinto muito. Eu queria poder fazer algo, mas não consigo. Eu não sei o que fazer. Vou tentar de tudo."
Em seguida, a cantora apagou o vídeo, que se tornou viral, e escreveu: "Aparentemente, não está tudo bem mostrar empatia pelas pessoas". A frase também foi deletada por Gomez pouco tempo depois. Embora ela e sua mãe tenham nascido nos Estados Unidos, Selena Gomez tem ascendência mexicana por parte da família de seu pai. A artista é a mulher mais seguida do Instagram no mundo, ultrapassando 420 milhões.
Selena Gomez é uma das estrelas do musical "Emilia Pérez", filme ambientado no México que recebeu 13 indicações ao Oscar e se tornou alvo de diversas polêmicas. Entre elas, internautas destacaram a pouca representatividade mexicana no filme, cujo elenco principal conta com apenas uma atriz mexicana, Adriana Paz.
Os estereótipos reproduzidos pelo filme também têm sido duramente criticados pelos internautas. A jornalista mexicana Cecilia Gonzalez, por exemplo, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter): "'Emilia Pérez' é tudo de ruim em um filme: estereótipos, ignorância, falta de respeito, lucro em cima de uma das crises humanitárias mais graves do mundo [desaparecimentos massivos no México]. Ofensivo. Frívolo. Ganhará prêmios, mas também o desprezo das vítimas."
O escritor mexicano Jorge Volpi também se pronunciou: "Um dos filmes mais grosseiros e enganosos do século XXI", afirmou.
'Czar da fronteira' rebate Selena
O secretário de fronteira de Trump, Tom Homan, disse nesta segunda-feira (28) que não se desculpará pelas ações contra imigrantes ilegais nos EUA, após ser questionado sobre a postagem de Selena Gomez.
"Se eles não gostarem, então vão ao Congresso e mudem a lei. Vamos fazer essa operação sem pedir desculpas", afirmou Homan. "Vamos tornar nossa comunidade mais segura. É tudo para o bem desta nação. E vamos continuar. Sem desculpas. Estamos seguindo em frente."
O "Czar da fronteira", como é conhecido, acrescentou que acredita que nenhuma família tenha sido presa e prometeu que haverá prisões todos os dias, o que pode culminar em milhões de deportações. Só neste último fim de semana, a Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) fez 286 prisões no sábado e 956 no domingo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.