Cantora e atriz Selena Gomez chora pela situação dos mexicanos que estão sendo deportadosReprodução / Redes sociais

A cantora e atriz Selena Gomez, de 32 anos, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (27) para publicar um vídeo em que aparece chorando pela situação dos mexicanos que estão sendo deportados dos Estados Unidos. Pouco tempo depois, no entanto, após a repercussão negativa, a artista apagou a publicação.
"Eu só queria dizer que sinto muito", disse a cantora, filha do mexicano Ricardo Joel Gomez. "Meu povo está sendo atacado. As crianças... Eu não entendo. Sinto muito. Eu queria poder fazer algo, mas não consigo. Eu não sei o que fazer. Vou tentar de tudo." 
Em seguida, a cantora apagou o vídeo, que se tornou viral, e escreveu: "Aparentemente, não está tudo bem mostrar empatia pelas pessoas". A frase também foi deletada por Gomez pouco tempo depois. Embora ela e sua mãe tenham nascido nos Estados Unidos, Selena Gomez tem ascendência mexicana por parte da família de seu pai. A artista é a mulher mais seguida do Instagram no mundo, ultrapassando 420 milhões.
Selena Gomez é uma das estrelas do musical "Emilia Pérez", filme ambientado no México que recebeu 13 indicações ao Oscar e se tornou alvo de diversas polêmicas. Entre elas, internautas destacaram a pouca representatividade mexicana no filme, cujo elenco principal conta com apenas uma atriz mexicana, Adriana Paz.
Os estereótipos reproduzidos pelo filme também têm sido duramente criticados pelos internautas. A jornalista mexicana Cecilia Gonzalez, por exemplo, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter): "'Emilia Pérez' é tudo de ruim em um filme: estereótipos, ignorância, falta de respeito, lucro em cima de uma das crises humanitárias mais graves do mundo [desaparecimentos massivos no México]. Ofensivo. Frívolo. Ganhará prêmios, mas também o desprezo das vítimas."
O escritor mexicano Jorge Volpi também se pronunciou: "Um dos filmes mais grosseiros e enganosos do século XXI", afirmou.
'Czar da fronteira' rebate Selena
O secretário de fronteira de Trump, Tom Homan, disse nesta segunda-feira (28) que não se desculpará pelas ações contra imigrantes ilegais nos EUA, após ser questionado sobre a postagem de Selena Gomez.
"Se eles não gostarem, então vão ao Congresso e mudem a lei. Vamos fazer essa operação sem pedir desculpas", afirmou Homan. "Vamos tornar nossa comunidade mais segura. É tudo para o bem desta nação. E vamos continuar. Sem desculpas. Estamos seguindo em frente."
O "Czar da fronteira", como é conhecido, acrescentou que acredita que nenhuma família tenha sido presa e prometeu que haverá prisões todos os dias, o que pode culminar em milhões de deportações. Só neste último fim de semana, a Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) fez 286 prisões no sábado e 956 no domingo.