Viviane Araujo desabafa sobre recuperação da cirurgia de hérnia umbilicalReprodução / Instagram

Rio - Viviane Araujo, de 50 anos, atualizou os fãs sobre o estado de saúde após passar pela quarta cirurgia de hérnia umbilical. A atriz publicou um vídeo nas redes sociais, nesta segunda-feira (9), e explicou que permanece em repouso absoluto desde o procedimento realizado na última quarta-feira (5).
"Oi, meus amores. Estou passando para dar um oi para vocês que querem saber se estou bem. Estou aqui em casa quietinha, de repouso. [Vou] do sofá para cama, da cama para o sofá, do sofá para o banheiro, banheiro para a cama. É o que eu faço aqui. Mas está tudo bem, tá, gente? Esse pós-operatório é chato pra caramba. Mas é isso que faz a cirurgia ser bem sucedida. Respeitar o pós-operatório", contou Viviane.
A atriz ainda descreveu os cuidados exigidos no período de recuperação. "E ainda tem que ficar com essa cinta inteira aqui, com essa meia apertando minha perna. Ainda tem uma placa aqui, apertando minha barriga. Mas é isso, estou bem. Estou respeitando esse meu pós-operatório para voltar fazendo tudo que eu gosto e tenho direito."
Viviane já havia revelado um histórico de cirurgias anteriores ligadas à mesma condição. A primeira ocorreu antes da gravidez. A segunda foi realizada após o nascimento de seu filho Joaquim, em setembro de 2022. A terceira intervenção aconteceu em julho de 2024, e a atual foi motivada por uma nova recorrência do problema.
A hérnia umbilical é caracterizada pelo deslocamento de parte de um órgão ou tecido interno através de uma abertura ou região enfraquecida na parede muscular abdominal, na altura do umbigo. O quadro costuma formar uma protuberância visível, podendo causar dor, desconforto e, em casos mais graves, náuseas e complicações digestivas. A fragilidade da aponeurose — estrutura localizada sob a camada muscular e de gordura — facilita o surgimento da hérnia, que tende a se agravar com esforço físico, tosse intensa ou cirurgias prévias.