Elenco original de "Friends" se reúne para episódio especial
Elenco original de "Friends" se reúne para episódio especialTerence Patrick/HBO Max
Por O Dia
Rio - Enquanto não chega ao Brasil, o episódio especial de "Friends" já tem dado o que falar. Produzido pela plataforma de streaming HBO Max, o reencontro do elenco da série norte-americana estreou nesta quinta-feira (27). Na China, a atração foi disponibilizada em três sites diferentes, mas os fãs logo sentiram falta das cenas em que alguns convidados aparecem. Segundo o jornal "The New York Times", Lady Gaga, BTS e Justin Bieber foram cortados da versão do programa exibida no país asiático.
Publicidade
As cenas removidas se referem às participações especiais dos artistas na atração. Na versão original, Lady Gaga canta a hilária "Smelly Cat", em dueto com Lisa Kudrow, a Phoebe de "Friends". Já os membros do grupo sul-coreano BTS compartilharam suas memórias de assistirem a sitcom quando eram crianças, enquanto Justin Bieber relembrou uma cena do programa ao se fantasiar de "Spudnik", como fez David Schwimmer, o Ross, na oitava temporada do programa.
De acordo com o "Times", fãs da série apontaram que os cortes foram feitos pelas próprias plataformas que exibem o especial para evitar complicações com o governo chinês, o que foi percebido pela diferença de duração do episódio entre um site e outro. A edição foi motivada por polêmicas em que os artistas se envolveram ao desagradar as autoridades chinesas e parte de seus fãs que vivem no país.
Publicidade
O grupo BTS não é bem vindo na China desde o ano passado, quando os cantores mencionaram a Guerra da Coréia (1950-1953) sem citar a participação das tropas chinesas no embate. Vale destacar que, na época, a China se aliou ao exército norte-coreano.
Justin Bieber também está banido do país asiático desde 2014, quando postou uma foto tirada no Santuário Yasukuni, em Tóquio, no Japão. O local serve de homenagem aos japoneses mortos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o que inclui criminosos de guerra.
Publicidade
Enquanto isso, Lady Gaga foi vetada do mercado chinês em 2016, quando se encontrou com Dalai Lama, líder espiritual que vive exilado após defender a autonomia do Tibet. A artista chegou a ter seu rosto borrado na transmissão do Oscar, em 2019, ano em que recebeu o prêmio de melhor canção original, com "Shallow", do filme "Nasce Uma Estrela".
Os artistas foram convidados para participar do especial de "Friends", que reúne o elenco original da série 17 anos após a exibição da última temporada. A atração foi produzida pelo streaming HBO Max, que chega ao Brasil no dia 29 de junho.