Bonner apresentou o Jornal Nacional por 29 anosReprodução / TV Globo
Relembre primeiro dia de William Bonner apresentando o 'Jornal Nacional'
Estreia do âncora aconteceu em 1º de abril de 1996, ao lado da jornalista Lillian Witte Fibe
Rio – William Bonner, de 61 anos, anunciou nesta segunda-feira (1º) que deixará o Jornal Nacional após 29 anos como apresentador do programa. A estreia do âncora no cargo aconteceu em 1º de abril de 1996, substituindo Cid Moreira e ao lado da jornalista Lillian Witte Fibe, com quem ele dividiu a bancada até a chegada de Fátima Bernardes, em 1998.
"Acusação de desvio de dinheiro leva banqueiros para a cadeia", "Polícia rodoviária arma plano para pegar agentes corruptos" e "Ingleses fazem plano de matança para atacar o mal da Vaca Louca" foram os assuntos da escalada, abertura dos telejornais em que os âncoras falam de forma breve as notícias do dia.
Desde então, Bonner apresentou mais de 10 mil reportagens, incluindo coberturas de eventos como sete eleições presidenciais brasileiras, três conclaves papais, o atentado ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, e a pandemia do coronavírus.
Mudanças
Bonner vai seguir no "JN" até o dia 3 de novembro, quando César Tralli assume o cargo ao lado de Renata Vasconcellos.
"Foram cinco anos desde a minha primeira conversa com a direção do jornalismo sobre o desejo de reduzir a carga horária e as responsabilidades exigidas pela chefia e pela apresentação do 'JN'. Precisamos superar a fase crítica da pandemia, arquitetar sucessões e preparar sucessores até a data do anúncio das novidades", afirmou.
A partir de 2026, o jornalista será parceiro de Sandra Annenberg no comando do "Globo Repórter", que vai ao ar nas noites de sexta-feira.
"De todos os programas do jornalismo já existentes quando cheguei à Globo, é o único em que nunca atuei, nem interinamente, em 39 anos. Lembro quando a Sandra Annenberg chegou lá. Amiga de décadas, cúmplice do meu sonho, que era dela também, Sandra me mandou mensagem carinhosa: 'Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!' Ano que vem, estaremos juntos por lá", celebrou Bonner.
Roberto Kovalick vai deixar o "Hora Um" para assumir o "Jornal Hoje" e Tiago Scheuer fica responsável por abrir o dia com as primeiras notícias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.