'As Margens e o Ditado', novo livro de Elena Ferrante, chega às livrarias no dia 4 de janeiroDivulgação

Rio - A autora italiana Elena Ferrante, uma das mais aclamadas vozes da literatura contemporânea, está de volta com o livro "As Margens e o Ditado" (Ed. Intrínseca. R$ 39,90), em que fala sobre a própria jornada como leitora e escritora, além de oferecer um raro olhar sobre as origens de seus caminhos literários. O obra de não ficção chega às livrarias no dia 4 de janeiro, data em que também será lançada a série "A vida mentirosa dos adultos", na Netflix, que é baseada em seu romance de mesmo nome.
As margens e o ditado reúne três palestras, interpretadas pela atriz Manuela Mandracchia, por ocasião das Umberto Eco Lectures, e um ensaio composto para o encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante, lido pela estudiosa e crítica Tiziana de Rogatis.
Nos textos, não faltam menções a algumas das principais referências literárias da autora, em especial mulheres, como Virginia Woolf, Emily Dickinson e Gertrude Stein. Ela também cita livros que a inspiraram na hora de criar algumas das protagonistas que marcaram sua obra, além de contar como criou e quais as motivações de suas emblemáticas personagens Lenù e Lila, deixando pistas do quanto as duas incorporam o próprio dilema da literatura para a autora.
Além de discorrer sobre suas lutas e sua formação intelectual, Elena Ferrante descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de autoras notáveis, ela propõe, então, uma fusão do talento feminino.

Entre os muitos detalhes de seu processo criativo, Ferrante também trata da questão da narração em primeira pessoa e de seu fascínio pela observação atenta do mundo que a cerca. Em seu conjunto, as três palestras (A caneta e a pena, Água-marinha e Histórias, eu) e o ensaio (A costela de Dante) dão corpo a um livro ao mesmo tempo sutil e potente, com as reflexões e angústias que atravessam a obra de uma das autoras mais consagradas da atualidade.
Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana que é um verdadeiro fenômeno mundial. Ela já teve a sua obra traduzida para mais de 48 países e já vendeu mais de 16 milhões de livros. O reconhecimento veio com a Tetralogia Napolitana, lançada em 2011. No entanto, a autora começou a carreira literária em 1992, com "Um Amor Incômodo".