Charles Cosac retorna ao mercado com a CosacReprodução Internet

Rio - A editora Cosac Naify encerrou suas atividades em 2015, mas se prepara para voltar ao mercado editorial. A informação é da "Folha de S. Paulo". De acordo com a publicação, a editora foi rebatizada como Cosac e vai lançar um livro que reúne obras do artista plástico Siron Franco presentes na coleção de Justo Werlang. O lançamento acontecerá na Livraria da Travessa, nesta quinta-feira, em São Paulo. 
"A Cosac pode crescer, mas não vai ser perto dos moldes que foi a Cosac Naify. Não quero criar outro monstro que eu tenha medo. Quando vi, a gente estava com 120 funcionários. Era uma responsabilidade enorme nas minhas costas", disse Charles Cosac à "Folha". 
"Não acompanho e não quero acompanhar o mercado editorial. Quero tratar com pouquíssimas livrarias e a Amazon. Eu não estou fazendo esses livros para me sustentar. Se der alguma coisa, vai ser prejuízo. Então posso me dar ao luxo de não ficar ligado no mercado", completou. 
A Cosac Naify foi lançada por Charles Cosac em 1997, justamente com um livro sobre a obra do artista goiano Siron Franco, como acontece agora no seu relançamento. A editora revolucionou o mercado editorial brasileiro com obras muito elaboradas e que até hoje são consideradas artigos de luxo entre os colecionadores, sendo vendidas por pequenas fortunas nos sebos.