Curso de capacitação do Grupo Boticário ajuda mulheres a impulsionar seu próprio negócio
Microempreendedora teve suporte de iniciativa da empresa, por meio do Projeto Empreendedoras da Beleza, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Mariana da Silva GomielaDivulgação
Símbolo de independência e totalmente inserido na rotina profissional, o celular é um parâmetro importante na trajetória de Mariana da Silva Gomiela, uma jovem de apenas 22 anos, mas com uma história de perseguição de seus objetivos que merece a luz do sol.
Mariana sempre gostou de maquiagem. Ao longo da entrevista essa afirmação apareceu com frequência e com entusiasmo. Isso porque a adolescente, que criou um canal no YouTube para falar de maquiagem aos 15 anos, finalmente está podendo trabalhar com o que gosta.
“Eu tive que parar com o canal porque fiquei sem celular para gravar os vídeos”. Ela diz que a empolgação de adolescência foi esmorecendo porque cursos e materiais de maquiagem eram caros. Mas a relação e história de Mariana com o mundo da beleza ainda não tinha acabado.
Em uma escola da comunidade em que mora, ela ficou sabendo das inscrições para o programa Empreendedoras da Beleza, iniciativa do Grupo Boticário que promove cursos gratuitos online voltados para a qualificação no setor de beleza e empreendedorismo.
Mariana não acreditava que seria selecionada. “Eram poucas vagas e quando me inscrevi já tinham muitas candidatas participando”, recorda com algum espanto. Mas ela entrou. Antes mesmo de fazer o curso presencial, se dedicou ao online e é só elogios à experiência: “O curso abriu muito a minha visão sobre diversos pontos da maquiagem. É diferente de aprender no Youtube”, observa. Mariana diz que o curso permite ir além dos esfumados, já que nos vídeos não há muita preocupação com a pele. “Até as blogueiras erram muito essa questão”.
Conta ainda que o curso lhe deu segurança para arriscar nas cores. Fugir do neutro e “ganhar um kit para poder começar a trabalhar na área” foram providenciais.
A pressa para dar certo na vida já é uma realidade e, enquanto abastece seu perfil profissional no Instagram – com ajuda das amigas que servem como modelos e da mãe que cuida dos dois filhos nas terças à noite quando ela produz os makes e fotos -, Mariana já engatou o curso de vendas do Empreendedoras da Beleza “para aprender a vender minha empresa e meus serviços”. Isso mesmo! Mariana é microempreendedora, também tem uma saboaria artesanal, e está cheia de vontade de fazer acontecer. Ah, lembra do celular? Ela já comprou um; parcelado, é verdade, mas a primeira parcela já está paga. Com planos para retomar o canal no YouTube, Mariana investe em si e em seu negócio.
A reviravolta foi tão grande na vida de Mariana que, nesta 3ª edição do Programa, ela foi convidada a fazer parte do projeto de uma outra forma, agora já exercendo a profissão que tanto ama. A jovem trocou a cadeira de estudante para profissional da beleza no backstage da campanha, foi responsável por maquiar as mulheres que estampam a campanha. “Aprendi novas técnicas de make com o curso e fui aplicar logo nas mulheres que são o rosto do convite às novas participantes do projeto”.
O Empreendedoras da Beleza já colaborou com a vida de mais de 4.500 mulheres e o novo ciclo já está com as inscrições abertas pelo site https://empreendedorasdabelezagb.com.br/ . Para esse ano além dos cursos de capacitação, uma parceria com o Itaú Unibanco vai também ajudar a promover educação financeira das participantes.
Além do aprendizado, as mulheres terão acesso a vantagens e incentivos extras de acordo com seus desempenhos, como kits de produtos do Grupo Boticário, chips de celular, consultoria de marketing digital, opções de contratação de plano de saúde e cursos diferenciados para alavancar suas carreiras.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.