Ticiane PinheiroAntonio Chahestian/Record TV

Rio - Ticiane Pinheiro, de 47 anos, está com a agenda cheia enquanto se prepara para ser vista em dose tripla na telinha da Record TV. A jornalista retomou, no último dia 2, a parceria com Rodrigo Faro na quarta temporada do "Canta Comigo Teen", versão juvenil do reality show musical em que os competidores se apresentam para cem jurados e tentam conquistar o público de casa. Ao mesmo tempo, Tici divide seu tempo entre as gravações dos novos episódios do programa "Troca de Esposas" e as participações ao vivo no "Hoje em Dia".
Responsável por entrevistar os participantes e suas famílias na competição musical, a comunicadora fala sobre a emoção de retornar ao formato e comenta a identificação que sente com cada criança que conhece na atração. "É muito gostoso você saber um pouco mais da vida delas, o sonho de cada uma. Eu me vejo muito nelas porque eu sempre tive esse sonho de ser artista, de cantar, de interpretar. Então, é uma parte que eu tenho certeza que as crianças que sonham em seguir essa carreira, ou que gostam de música, se identificam muito", afirma.
A apresentadora ainda explica a importância de levar o público para os bastidores de cada apresentação. "Às vezes, você torce pela história do participante, se identifica com a história dele. Então, eu acho bacana conhecer um pouco da vida dessa criança, saber o que que ela já fez, ou que ela nunca fez e, de repente, ela está pisando no palco pela primeira vez. É uma curiosidade que os telespectadores têm de saber sobre a vida dessa criança, saber as habilidades, o talento, o que ela sabe fazer além de cantar", comenta.
Mãe de duas meninas, de 13 e 4 anos, Ticiane responde com animação ao ser questionada sobre a possibilidade das herdeiras participarem do "Canta Comigo". "Eu iria amar ver minhas filhas no palco, porque eu me orgulho muito dessas crianças que têm essa ousadia de se apresentar, não ficarem tímidas, nem nervosas. Eu acho que ali é uma superação. É um palco cheio de luz, em que você está com cem jurados que entendem muito de música. Você tem um retorno profissional muito legal, é uma bagagem muito bacana que essas crianças ganham e levam pra vida. Então, eu amaria se minhas filhas me pedissem pra se apresentar e amaria vê-las. Acho que, como muitos pais que existem, eu ia me debulhar em lágrimas de felicidade e orgulho", confessa.
'Troca de Esposas'
Da mesma forma, a jornalista não descarta a oportunidade de viver uma experiência como as histórias que apresenta no "Troca de Esposas", reality show em que duas famílias precisam encarar o desafio que dá nome à atração. Atualmente gravando os episódios da terceira temporada, que estreia no dia 28 de julho, a apresentadora conta que também gostaria de vivenciar o intercâmbio. "Eu vou te falar que, antigamente, eu falava que não trocaria de jeito nenhum. Hoje em dia, vendo tantas trocas legais como está sendo nessa temporada, com tanta coisa bacana que eles trazem, eu penso que seria muito legal trocar para ver o que poderia melhorar dentro de casa".
Quatro anos após a estreia da primeira temporada, Ticiane conta que já chegou a mudar hábitos dentro de casa por situações que acompanhou no comando da atração em que esposas e maridos deixam seus lares temporariamente para conviver com outra família. "É um olhar de fora vendo algumas coisas que, às vezes, no dia a dia, você não percebe. Por exemplo, o fato de celular na mesa, né? Era uma coisa que, antigamente, eu não ligava e no 'Troca de Esposas' eu aprendi. Então, na hora do almoço e do jantar, ninguém fica com o celular na mesa pra gente poder conversar e interagir. São pequenas coisas assim que você acaba aprendendo", avalia a mulher do jornalista Cesar Tralli, que apresenta o "Jornal Hoje", na TV Globo.
As inscrições para participar da nova temporada começaram em abril deste ano e a comunicadora explica como são formadas as duplas que trocam de lugar por oito dias em cada episódio. "As famílias têm que ser opostas: uma família é muito arrumadinha, e a outra é muito bagunceira; ou uma casa que tem muitas regras, e na outra, não tem regra nenhuma. As famílias têm que ter personalidades diferentes. A esposa ou o marido que trocou de casa coloca as regras deles e a família da casa tem que obedecer. No final, tem o debate em que eu sou mediadora e a gente coloca os dois casais pra contar essa experiência. Tem programa que você chora, tem programa que se dá muita risada, é muito divertido", garante.
Com a estreia dos novos episódios do "Troca de Esposas", a apresentadora estará no ar em três programas diferentes ao mesmo tempo, com atrações para todos os gostos. "O 'Hoje em Dia' é um programa de jornalismo, tem entretenimento, mas é uma coisa mais séria. No 'Canta Comigo Teen', a gente pode ser mais espontânea, brincar, cantar... E o 'Troca de Esposas' é um programa divertido, mas tenho que seguir um roteiro, entender um pouco do que acontece nas duas casas pra estar mais concentrada no debate. Então, são três programas com propostas totalmente diferentes, mas você encontra emoção, diversão e entretenimento."
Fora das telinhas
Quem acompanha Ticiane Pinheiro nas redes sociais, sabe que a apresentadora costuma misturar os registros dos compromissos profissionais com diversos momentos em família. Apegada ao cotidiano com as filhas e o marido, a jornalista admite que nem sempre é fácil equilibrar as gravações de três programas diferentes com a vida pessoal. "Teve uma época em que eu estava gravando 'Troca', o 'Canta Comigo Teen' e fazendo o 'Hoje em Dia' ao mesmo tempo, foi bem difícil. Nesse período, eu tentei dar mais qualidade do que quantidade pras crianças e pro marido, porque a rotina estava bem puxada", relembra.
"Pelo menos, eu conseguia chegar em casa e jantar com a mais velha e com o César, porque eles jantam mais tarde. E, como acordo muito cedo, eu consigo ver a mais nova, já que ela acorda muito cedo também. Então, dava um beijinho nela e saía pra viajar. Mas eles entendem que é por um bom motivo e por um período curto", resume a apresentadora.
Casada com um colega de profissão, Ticiane ainda assume que ela e Tralli preferem manter os assuntos do jornalismo da porta para fora. "A gente trabalha o dia inteiro e, quando chegamos em casa, a gente não gosta de falar muito do trabalho. Falamos mais da vida pessoal, das crianças, sobre o que vamos fazer no final de semana, amenidades, sabe? Acho que o nosso trabalho já é tão intenso que, em casa, a gente quer falar sobre a nossa família, sobre a gente", acrescenta.
Retorno à atuação
Ticiane completa 18 anos como contratada da Record TV este ano e revela que tem planos de retomar a carreira de atriz em breve. Formada em Jornalismo e Cinema, a artista pretende levar para as telonas a história da mãe, Helô Pinheiro, que completou 80 anos na última sexta-feira e é conhecida como a musa inspiradora da canção "Garota de Ipanema", clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes que popularizou a bossa nova pelo mundo. "Um sonho que eu tenho é interpretar minha mãe nesse filme. Deixamos de lado porque vieram outros trabalhos e eu acho que é um projeto que a gente tem que focar muito, tem que pegar os direitos (autorais) da música. Mas é um sonho que eu ainda tenho que realizar", declara.