Rio - Com a chegada das altas temperaturas, a busca pelo corpo dos sonhos começa a surgir. A boa notícia é que dá para perder peso até o início do verão, que começa daqui a pouco mais de dois meses, no dia 21 de dezembro, sem cometer grandes loucuras. Basta ter disciplina e se atentar aos alimentos ingeridos.
fotogaleria
"É totalmente possível eliminar até 5 kg até o verão sem passar fome, sem dietas radicais e sem comprometer a saúde. O importante é ter disciplina e equilíbrio", afirma a nutricionista Laíta Babio.
Incluir alguns alimentos no cardápio pode ajudar a eliminar os quilinhos a mais, como: "proteínas magras - frango, peixe, ovos e iogurte natural; verduras, legumes e frutas frescas; gorduras boas - abacate, castanhas, sementes de chia e azeite de oliva e carboidratos integrais, como quinoa, batata-doce e arroz integral", lista a nutricionista.
Ajustes simples, de acordo com a especialista, já fazem toda diferença. "Monte pratos equilibrados: metade legumes e saladas, ¼ proteína e ¼ carboidrato de qualidade; inclua chás termogênicos entre as refeições (verde, hibisco ou gengibre); jante mais cedo e opte por refeições leves à noite; associe musculação a exercícios aeróbicos, sempre com orientação profissional; reduza o consumo de álcool; e durma de 7 a 8 horas por noite para regular os hormônios da fome", ensina.
Outra dica é evitar o consumo de açúcares refinados, frituras, ultraprocessados, bebidas alcoólicas, pães e massas feitos com farinha branca, que provocam picos de insulina, e beliscar fora de hora, principalmente alimentos ricos em carboidratos simples.
Além da alimentação, fatores como hidratação, sono e estresse também pesam na balança. "No calor, perdemos mais líquidos, por isso é fundamental beber bastante água. Regular o sono e reduzir o estresse também são pilares importantes, já que ambos influenciam diretamente no metabolismo", completa.
Para quem deseja melhorar a alimentação e perder peso, Laíta sugere o cardápio para um dia. Confira!
•Café da manhã: iogurte natural com chia, morangos e castanhas + whey protein ou colágeno em pó. •Lanche da manhã: maçã com 1 colher de pasta de amendoim sem açúcar. •Almoço: salada colorida (rúcula, tomate e cenoura), frango grelhado e batata-doce assada. •Lanche da tarde: chá de hibisco + 2 colheres de sopa de castanhas. •Jantar: omelete de claras com espinafre e salada de pepino com abobrinha. •Ceia (opcional): chá de camomila ou erva-cidreira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.