Fernanda Vasconcellos retorna às novelas na pele de Samira em ’Três Graças’Globo/Victor Pollak

Rio - Depois de quase dez anos longe das novelas, Fernanda Vasconcellos volta à televisão em "Três Graças", trama das 21h da TV Globo que estreia nesta segunda-feira (20). Na história de Aguinaldo Silva, a atriz de 41 anos interpreta Samira, a chef de cozinha da Fundação Ferette. A personagem é uma mulher que se mostra séria e competente, mas tem envolvimento em esquema de adoção clandestina.
"A Samira é uma pessoa com características ambivalentes, e foi isso que me atraiu", revela Fernanda. Cínica e dissimulada, ela desafia a atriz a explorar diferentes nuances: "O maior desafio são as contradições da personagem e ter que representar a negação da realidade como ela é".
Apesar do mistério que cerca a personagem, a artista prefere não entregar muitos detalhes sobre o lado obscuro dela. "Não posso dar spoiler, mas por enquanto conheço uma Samira que, por circunstâncias da própria história, tenta sobreviver através de uma atividade paralela ao trabalho de chef de cozinha", afirma.
Fernanda destaca que não precisou de preparo técnico em gastronomia para viver a personagem. "Em relação à preparação, o que me inspira é sempre o texto. Neste caso, o Aguinaldo fala através da dramaturgia os sentimentos. E cada fala é a expressão do sentimento do personagem. Fui premiada!", celebra.
Para o papel, ela passou por uma transformação visual significativa, adotando fios bem curtos e escuros. "Foi uma escolha da Gilvete Santos, chefe de caracterização da novela, junto com o diretor artístico Luiz Henrique Rios. Combina muito com a personagem, que é uma mulher prática. Foi um susto bom, criativo, compatível com a Samira. O processo foi leve e eu tive um excelente suporte da direção e da Gil, eles acertaram em cheio", explica.
"Três Graças" mistura drama e crítica social, usando a ficção como espelho da realidade. "A abordagem vivida nas cenas permite transmitir ao espectador as facetas da pessoa da Samira", observa a atriz. 
Série, cinema e teatro
Antes de retornar à TV aberta, Fernanda Vasconcellos mergulhou em outros formatos. No streaming, ganhou destaque como uma das protagonistas da série "Coisa Mais Linda" (2019), produção da Netflix ambientada nos anos 1950. A trama acompanhava a luta de mulheres por espaço e liberdade em um mundo ainda dominado por homens.
A atriz se dedicou ao cinema e emendou alguns projetos audiovisuais. "Filmei dois longas, 'Volume Morto' e 'A Cisterna'. Foram experiências enriquecedoras. Depois veio a pandemia e conseguir filmar 'Jardim dos Girassóis', diz.
Ela também subiu aos palcos com Ana Beatriz Nogueira na peça "Senhora Klein" no ano passado. "Foi um grande aprendizado estar com a minha querida e amada Ana no palco", destaca, mencionando a colega com quem contracenou na novela "A Vida da Gente" em 2011.
'Ser mãe enriqueceu a minha vida'
Em junho de 2022, Fernanda Vasconcellos deu à luz a Romeo, fruto do casamento com o ator Cássio Reis. “Me dediquei exclusivamente ao meu filho por três anos", relata. A maternidade foi o ponto de virada na trajetória pessoal dela. "Ser mãe enriqueceu a minha vida, me amadureceu e me tornou uma pessoa melhor", comenta. 
Com as gravações de "Três Graças", a atriz irá viver o desafio de equilibrar carreira e maternidade. "Ainda não deu tempo de ter uma noção real, estou gravando poucas cenas até agora", conclui.